Dinâmica Lição 04: Sabedoria divina

Dinâmica: O Mistério Revelado

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Sabedoria divina

– Depois, apliquem a dinâmica “O Mistério Revelado”.

– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Mistério Revelado

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre o mistério revelado – o plano de Deus para a humanidade.

Enfatizar Jesus é a revelação plena da sabedoria divina, ao morrer na cruz provendo a salvação.

Material:

01 caixa bem arrumada(não precisa ser grande – pode ser aproximadamente do tamanho de uma caixa de sapato)

01 caixa menor que a primeira

Texto 01 digitado:

“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade…” (Efésios 1:9).

Texto 02 digitado:

“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26,27).

Procedimento:

Antes da aula:

Arrumem as caixas

Dentro da caixa menor ponham o texto de Efésios 1.9 digitado

Fechem a caixa menor

Coloquem a menor dentro da maior

Em cima da caixa menor coloquem o texto de Colossenses 1.26,27 digitado

Fechem a caixa maior

Na Introdução da aula:

– Apresentem uma caixa bem arrumada.

– Falem: Aqui dentro há um mistério a ser revelado.

– Perguntem: O que poderá ser este mistério?

Observem com atenção as respostas.

– Se alguém acertar, peçam para que abram a caixa e vejam qual o mistério.

– Se ninguém acertar, falem:

Vou deixar a caixa aqui(coloquem em cima de uma mesa, uma cadeira ou banco) e ao longo da lição vocês vão pensando sobre isto.

– Ao terminar o estudo da lição, retomem a pergunta inicial:  O que poderá ser este mistério?

E agora? Vocês já entenderam qual o mistério?

Quem deseja descobrir qual o mistério? Abra a caixa.

Ao abrir a caixa maior, o aluno vai se surpreender porque haverá um versículo e outra caixa e dentro desta outro versículo.

O primeiro versículo deve ser lido, depois a caixa menor deve ser aberta e os versículos devem ser lidos.

– Para concluir, falem: Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que este oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo. Esta é a sabedoria divina, que aponta para a cruz de Cristo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte:Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: