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Dinâmica Lição 09: A oração do fariseu e do publicano

Dinâmica: Atitudes opostas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A oração do fariseu e do publicano.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Atitudes opostas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Atitudes opostas

Objetivo:

Contextualizar o tema da parábola do Fariseu e do Publicano com a vida dos alunos.

Material:

01 lixeira

¼ da folha de papel ofício para cada aluno

01 caneta para cada aluno

Procedimento:

– Falem: Estudamos sobre atitudes opostas de dois homens, um fariseu e um publicano. Este apresentou, em sua oração, atitude sincera diante de Deus com humildade, enquanto aquele se apresentou com justiça própria e arrogância.

– Perguntem: Qual tem sido nossa atitude diante de Deus?

– Em seguida, distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

– Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas quanto ao nosso relacionamento com Deus.

– Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles que são negativas. Eles não precisam ler para o grupo o que escreveram.

As atitudes positivas e aquelas que foram acrescentadas os alunos devem socializar para a turma, de forma objetiva.

– Para concluir, leiam:

“Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim”(João 15:2-4).

Ideia original desconhecida do uso de lixeira.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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