Dinâmica Lição 11: O Reinado de Ezequias
Dinâmica: Qual o seu pedido?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Reinado de Ezequias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
Sublinhem o nome Ezequias e enfatizem que este rei “fez o que era reto aos olhos do Senhor”(II Rs 18.03), diferente dos seus antecessores.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
. Ao trabalhar o item I, escrevam no quadro pequenas expressões ou palavras para destacar os feitos do rei Ezequias.
. Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e a Assíria.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
– Após trabalhar a temática do item III, utilizem a dinâmica “Qual o seu Pedido?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Ezequias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Ezequias; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema no item III.
Dinâmica: Qual o seu pedido?
Objetivos:
Concluir o estudo sobre oração respondida do rei Ezequias.
Contextualizar o tema com a vida dos alunos.
Material:
¼ de folha de papel ofício e caneta
Procedimento:
– Após trabalhar o item III da lição, falem para os alunos:
Acabamos de estudar sobre o reinado de Ezequias, sua aflição, seu pedido e oração respondida.
– Agora, façam as seguintes perguntas:
Qual a situação que o rei Ezequias estava vivenciando?
A quem ele orou?
Qual sua oração?
Qual a resposta de sua oração?
De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?
– Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?
– Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).
Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.
– Para finalizar, leiam:
“… A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz