Dinâmica – Lição 12: A Mordomia do Cuidado com a Terra

Adultos: Tempo, Bens e Talentos: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A Mordomia do Cuidado com a Terra.

– Trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para refletir sobre o cuidado com terra e a importância da conscientização ambiental, vejam a possibilidade de exibição de um dos vídeos abaixo:

Vídeos do YouYube:

Preservação do Meio ambiente:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=67&v=sinkyPZ6CAI

Meio Ambiente:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=106&v=6aM_rp5JYAM

– Para concluir, apliquem a dinâmica “Agente Multiplicador”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação:

 Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.

Para isto, deve haver:

Agendamento prévio com a instituição

Meio de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem…

Lanche e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.

Acompanhantes: outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.

Recursos financeiros: para o traslado e lanche

Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.

Tenho certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Agente Multiplicador

Objetivos:

Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental

Concluir estudo sobre preservação ambiental

Material para cada grupo:

01 cartolina

Pincel atômico

Revistas para recorte de figuras

01 cola

Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)

Procedimento:

– Dividam a turma em vários grupos.

– Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.

– Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.

– Estipulem um tempo para esta atividade.

– Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.

– Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.

Por Sulamita Macedo.

Para finalização do trimestre, sugiro a realização de uma gincana com o tema “Seja um mordomo fiel”

Analise a possibilidade de local para a realização das tarefas da gincana sugeridas abaixo

Caso não seja possível a realização das tarefas sugeridas em espaço mais adequado, façam adaptação das atividades para execução na classe, mesmo dentro da igreja(sem haver interferência para outras classes)

Para fazer uma gincana é necessário fazer pelo menos 02 grupos. Pode ser mais.

Tarefas para os grupos executarem(para 02 grupos):

Tarefa 01:

Fazer encenação da parábola das Dez Virgens(grupo 01)

Fazer encenação da parábola do Servo Vigilante(grupo 02)

Tarefa 02:

Explicar a parábola das Dez Virgens relacionando ao tema “seja um mordomo fiel”(grupo 01)

Explicar a parábola do Servo Vigilante relacionando ao tema “seja um mordomo fiel”(grupo 02)

Tarefa 03:

Citar as características do mordomo fiel(grupo 01)

Citar as características do mordomo infiel(grupo 02)

Tarefa 04:

Executar um grito de guerra que faça referência ao tema da fidelidade(grupo 01 e 02)

Tarefa 05:

Apresentar objetos ou figuras que representem os temas estudados nas lições anteriores. Estes temas estudados dizem respeito a mordomia cristã, que devemos observar para que sejamos mordomos fiéis(grupo 01 e 02)

Tarefa 06:

Organizar uma ação social, desde a lição 11, para ajudar a necessitados. A escolha fica a critério da turma, quanto a quem será ajudado e com quais produtos.

Os grupos 01 e 02 devem apresentar as doações no dia da lição 13.

Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

×