ESTUDO SOBRE FÉ – TIPOS DE FÉ

FÉ BÍBLICA
Em meio as várias definições do que seria a palavra FÉ encontramos nas escrituras a definição exata 
Em Hebreus Cap. 11.1:
“1 – ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” 
Há afirmações que dizem que a fé é algo abstrato que não se pode tocar, provar, por essa razão a ciência e fé seriam contrários entre sim (Sl 19.1,2).
(do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
CRISTIANISMO 
Segundo a mentalidade cristã, todo o conjunto dos ensinos transmitidos por Jesus Cristo e seus discípulos constitui a “fé”. (Gálatas 1:7-9) A fé cristã baseia-se em toda a Bíblia como a Palavra de Deus, que inclui as Escrituras Hebraicas, as quais Jesus e os escritores das Escrituras Gregas Cristãs freqüentemente citaram em apoio das suas declarações. Segundo estas Escrituras, para ser aceitável a Deus, é necessário exercer fé em Jesus Cristo, e isto torna possível obter uma condição justa perante Deus.
 I – A IMPORTÂNCIA DA FÉ 
1 – A fé no Antigo Testamento. Na história bíblica percebemos que pela fé os homens viveram e aguardaram a promessa. Abraão foi considerado o pai da fé, porque acreditou que Deus era poderoso para ressuscitar o seu filho, se necessário. A fé é de tal importância que o capitulo 11 de Hebreus é considerado como a galeria dos heróis da fé. E conforme hebreus 11.2 pela fé os homens alcançaram testemunho. 
2 – A fé no Novo Testamento. Em Hebreus 11.6 está escrito que “Sem fé é impossível agradar a Deus”. E que tudo que se faz se não for por fé constituísse pecado (Rm 14.23).  
I I – TIPOS DE FÉ 
1-     Fé natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. Acredita-se que ao entrar no avião ele chegará ao seu destino. Come acreditando que o alimento o fará bem. Trabalha acreditando no salário do final do mês.
 2-   Fé Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
 3-   Fé Sobrenatural. Através dos dons do Espírito Santo, nosso fé é acrescentada e pela qual fazemos e acreditamos em milagres fora da razão humana. 
III – EXEMPLOS DE FÉ 
Figueira secou – Jesus demonstrou o uso da fé, pela figueira se secar após não achar fruto nela (Mt 21.18-22); 
Chuva – A oração feita com fé salvará o doente, Elias era homem sujeito as mesmas paixões mesmo assim orou para que não chovesse (Tg 5.15-18). 
Cura do coxo – Em nome de Jesus milagres acontece (Atos 3.4-6). 
Hebreus 11.7-40 – Pessoas que exercitarem sua fé em Deus e foram abençoados, chamados os heróis da FÉ.
 CONCLUSÃO 
Para vermos os milagres de Deus acontecer na nossa vida e em nosso meio é necessário exercitamos nossa fé, pois diz a palavra os sinais seguirão aos que crerem. Quem tem pouca fé, pode fazer iguais aos discípulos “Senhor aumenta a nossa fé”.
 Prof. Robson G, Santos

.
Facebook Comments
  1. Paulo Diz

    Muito vom estudo. Vou usar nas minhas preleçoes. Deus abençoe.

  2. Marcello.Sylva Diz

    Paz.D.Senhor.Amygo…!!!…Ouve.um.Grande.Erro.Nesse.Seu.Estudo,Pois.Faltou.a.Fé.Mecionada.Em.GL.5.22.A.Fé.Como.Fruto.Portanto.Egystem.4.Typos.D.FÉ…..E.Não.3.Como.Vç.Mecionou….!!!!!

    1. Gabriel Campos Diz

      Marcelo, sinto muito discordar, mas em Gálatas 5:22 fala do fruto do Espírito e não relaciona a fé.

  3. Flávio Diz

    Muito bom, meus parabéns!

  4. Celso da Silva Diz

    Falar sobre fé, é muito difícil. Boa explanação. Apenas um comentário adicional a respeito da fé sobrenatural, eu dividiria em dois tipos: (1) aquela em que recebemos cura (qualquer pessoa) e (2) aquela em que somos usados para curar, privilégio de alguns (o dom de cura). Abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: