Guia inovador para ajudar na excelência da Escola Bíblica Dominical da sua igreja

Por que escrevemos este guia?

Devido a escassez de materiais voltados para escolas bíblicas dominicais na internet, resolvemos escrever um conteúdo pioneiro e didático a fim de ajudar as igrejas a desenvolverem melhorias na Escola Bíblica Dominical.

Este conteúdo possui diversas dicas e ideias, vão desde organização de turmas, até gestão de frequência e uso de tecnologia em sala de aula.

Pra quem é este guia?

Se você é coordenador de escolas bíblicas dominical que está preocupado com a evasão das aulas e não encontra formas de melhorar o ensino bíblico na sua igreja e engajar os membros a participarem das aulas, esse guia é para você.

Se você sente que é preciso profissionalizar e aperfeiçoar a educação cristã, a fim de desenvolver um corpo (igreja) fortalecido na fé, esse guia também é para você.

Este guia, é para quem busca melhorias e inovações contínuas para a escola bíblica dominical da sua igreja.

INTRODUÇÃO

O estudo bíblico é uma das atividades mais importantes dentro da igreja, pois com ele você consegue aprender cada vez mais sobre a palavra de Deus e suas diretrizes.

A obediência ao mandamento bíblico de ensinar é de importância capital para a sobrevivência da igreja. O valor da educação dos crentes na igreja é inestimável.

Quando é reconhecida a importância do ministério bíblico do ensino, também é necessário reconhecer a amplitude desse ministério e o importantíssimo papel que desempenha.

Durante os estudos das sagradas escrituras você alimenta sua alma, aumenta seu conhecimento bíblico, edifica toda a sua família e entende o significado de pertencer.

Por isso, existem bases e princípios que devem servir de alicerces para o trabalho da Escola Dominical objetivando produzir resultados positivos na vida dos seguidores de Cristo.

Quando falamos do ensino bíblico nas igrejas, seja a Escola Bíblica Dominical da Igreja Batista, Assembleia de Deus, Adventista, Presbiteriana ou qualquer outra denominação, não importa, todas concordam com sua importância.

As atividades educacionais no cristianismo são antigas, mas sob o nome de Escola Dominical o movimento surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo.

“Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Romanos 15:4

Foi pensando nisso que desenvolvemos esse guia para ações benéficas nas melhorias e consequentemente no crescimento da escola bíblica dominical da sua igreja.

01 – Escola Bíblica Dominical – CRIE UM CRONOGRAMA DE AULAS

Para que as aulas da escola dominical ocorram de maneira correta é importante haver um planejamento do cronograma de aulas no início do ano ou no começo de cada mês.

Desta forma é possível se organizar com datas, conteúdos e resolver adversidades que possam surgir.

A organização prévia do cronograma de aula ajuda na composição das escalas dos professores evitando problemas de ausência ou desentendimentos.

Para organizar o cronograma das aulas você pode seguir as seguintes dicas:

  • Faça reuniões periódicas para decidir o rumo das aulas;
  • Estabeleça o conteúdo que será ministrado durante o ano;
  • Crie cronogramas para todas as turmas;
  • Crie planilhas bem organizadas e estruturadas;
  • Utilize – sempre que possível – sistemas de gestão educacional. (ganho de produtividade e controle de qualidade)

02 – Escola Bíblica Dominical – MATERIAL DIDÁTICO ADEQUADO

Didática é a arte de ensinar. Logo o professor se tornar um “artista” a serviço do ensino.

A partir disso entendemos que o material didático é necessário para que o aprendizado aconteça de forma organizada.

Por meio da didática, os alunos percebem que o aprendizado é um ato contínuo, desenvolvido a partir de materiais de apoio ao ensino, os quais estabelecem correspondência à prática e dão significado ao conteúdo

O material didático deve ser adequado para a faixa etária trabalhada e alinhado também com a forma didática utilizada, portanto é necessário estudar todos os tipos de matérias para escolher o correto.

Alguns modelos de materiais didáticos para Escolas Bíblicas Dominicais seriam:

  • Revistas com temas de estudos variados;
  • Livros com conteúdos educativos
  • Materiais audiovisuais;
  • Materiais pedagógicos para crianças.

Dessa forma, as ferramentas didáticas pedagógicas se apresentam como elementos de construção do conhecimento, que contribuem para a formação dos alunos e apoiam os professores no ensio da Palavra de Deus.

No próximo item, você verá como a tecnologia pode ser uma excelente aliada ao material didático se aplicada de forma correta.

Escola Bíblica Dominical - pessoas lendo livros

03 – Escola Bíblica Dominical – USO DA TECNOLOGIA E RECURSOS MULTIMÍDIA

Infelizmente há ainda uma certa resistência quanto ao uso da tecnologia na educação. Talvez isso se dá pela falta de informação ou até mesmo pela cultura de analisarmos as situações de forma superficial.

No entanto a tecnologia está aí, queira ou não, fará parte de todas as esferas da sociedade.

Sabendo usá-la, a tecnologia se torna um aliado indispensável da educação.

É nesse momento que percebemos que não há espaço para o conservadorismo quando falando de tecnologia.

Com ela o aprendizado se dá de forma muito mais rápida e dinâmica, e na escola bíblica dominical não é diferente.

Além disso, as novas gerações estão muito mais familiarizadas com ela, na verdade, cadernos e lápis já não fazem mais tanto sentido para as crianças de hoje.

Segundo consta, a educação está passando por grandes transformações, devido ao uso diário dos smartphones, pesquisas indicam o crescimento do uso da tecnologia na educação.

E fica uma pergunta: sua igreja está preparada para a era tecnológica?

Os recursos multimídia atualmente estão presentes todas as áreas da vida das pessoas e o uso no ensino torna-se obrigatório.

Pois a multimídia permite utilizar imagens, áudios e vídeos assim tornando a aula mais interativa e mais interessante.

Esses recursos podem complementar e ilustrar a fala do professor, deixando a aula mais rica em conteúdo.

É importante que a igreja ofereça estrutura e equipamentos para os professores.

Basicamente esses equipamentos seriam:

  • TV’s de pelo menos 40 polegadas (melhor visualização para todos os alunos);
  • Acesso à internet;
  • Pendrivers;
  • DVD players;

Com isso em mãos, professor poderia desenvolver atividades lúdicas e interativas em sala de aula, aproveitando todo o recurso que uma estrutura multimídia pode oferecer.

Seguem algumas ideias de multimídia:

  • Filmes temáticos e didáticos;
  • Músicas;
  • Vídeos/ Animações/ Documentários
  • Figura/ Desenhos/ Imagens/ Infográficos
  • Artigos/ Informações

04 – Escola Bíblica Dominical – CORPO DE PROFESSORES PREPARADOS

O professor é a peça fundamental durante o ensino e para que suas aulas fluam e traga bons frutos, é importante que ele seja preparado para desempenhar sua função.

Promover cursos que possam aperfeiçoar os conhecimentos já possuídos são de extrema importância, pois capacitando o professor você também capacita os alunos.

Pois o professor é o porta-voz dos conhecimentos e com uma bagagem embasada é possível transmitir mais informações com conteúdo.

Um fator que é importante frisar é que se o professor está bem preparado e qualificado, ele se sente mais seguro e confiante na ministração das aulas.

Além disse, a própria Bíblia nos alerta sobre o preparo do obreiro que manuseia a Palavra de Deus, onde além de um preparo intelectual há a necessidade do preparo espiritual.

A indicação de instituições para preparo de líderes seria seminários teológicos. Além disso é importante aproveitar bem profissionais da área da pedagogia (ou áreas relacionadas) quem fazem parte da membresia da sua igreja.

Todos os professores devem estar alinhados com o assunto, imagine a dúvida de um aluno com mais de uma resposta? Confusão de ideias gera frustração, veja a seguir como corrigir isso:

Escola Bíblica Dominical - pessoas conversando

05 – Escola Bíblica Dominical – PADRONIZE O CONTEÚDO

Outro ponto que está ligado com o material didático é a padronização do conteúdo pois é importante que ambos falem a mesma linha teológica para não haver divergências de pensamentos.

Observamos as vezes algumas incoerências no meio cristão, principalmente a respeito de doutrinas e credos.

Há uma necessidade de fortalecer a identidade, independente da denominação, seja ela Presbiteriana, Batista, Assembleia de Deus, etc.

O conteúdo adotado na escola bíblica dominical precisa estar alinhando, é claro com a Bíblia, mas também com a doutrina da igreja, com a sua história e pensamentos.

Isso contribui para o crescimento da igreja, e principalmente, estabelece bases para defesa da fé, algo de extrema relevância nos dias de hoje.

Com isso a comunicação sobre essas dúvidas deve ser compartilhada em grupos do whatsapp, reuniões ou dentro da plataforma de ensino.

“Sabedoria não é saber tudo, mas saber que nunca se sabe o suficiente.” – Autor desconhecido.

06 – Escola Bíblica Dominical – DIVISÃO CORRETA DAS SALAS/CLASSES

A divisão correta de classes é de fundamental importância pois o planejamento do conteúdo parte da faixa etária.

O conteúdo ministrado deve ser coerente com cada faixa etária, por isso a necessidade das divisões corretas das salas.

O “alimento sólido” que Paulo cita na carta aos coríntios (coríntios 3:2) se aplica aqui também, o alimento que tipifica a Palavra de Deus, deve ser dado de forma gradual medida que o indivíduo vai crescendo, tanto em idade, quanto na fé.

Mas as separações de classes por idades são muitas vezes particulares de cada igreja, devido ao número de membros e idades.

Mas um exemplo de como essas classes poderiam ser separadas é:

  • Berçário de 0 a 2 anos
  • Maternal de 3 a 4 anos
  • de Infância de 5 a 6 anos
  • Primário de 7 a 8 anos
  • Juniores de 9 a 10 anos
  • Pré adolescentes de 11 a 12 anos
  • Adolescentes de 12 a 14 anos
  • Jovens dos 15 aos 17 anos
  • Adultos dos 18 anos em diante

Do berçário ao jardim de infância a abordagem dos professores devem ser mais lúdicas para prender a atenção, pois estamos trabalhando com crianças.

A partir do primário os assuntos podem começar a serem abordados de forma mais textual pois a maioria das crianças já sabem ler e escrever nessa idade.

A classe dos adolescentes os estudos já podem ser direcionados para os problemas que os indivíduos enfrentam com frequência nessa idade, algo mais contextualizado.

Os adolescentes, jovens e adultos já possuem entendimento sobre o que está ao redor deles e tem mais facilidade de usar tecnologia a para assimilar melhor o conteúdo lecionado.

Escola Bíblica Dominical - turma de crianças

07 – Escola Bíblica Dominical – FAÇA A GESTÃO DAS MATRICULAS E FREQUÊNCIA DOS ALUNOS

O fato de ser uma escola bíblica não anula a necessidade de tratar esse departamento com profissionalismo, estamos falando do ministério mais importante, o de ensinar.

Logo, pense que escola bíblica dominical pode ser tratada como uma escola, com matrículas, controle de presença, isso é bom, pois motiva os membros a frequentar, já que tratar essa área com responsabilidade nos pequenos detalhes, faz a diferença.

A gestão e a frequência dos alunos matriculados devem ser contabilizadas a cada aula, pois o controle é importante para saber quantos alunos estão frequentando ou não.

Caso o aluno esteja com muitas faltas é importante procurá-lo para saber se há algum problema que o impeça de frequentar as aulas e principalmente avisar os responsáveis sobre isso.

É de extrema importância também ter um feedback dos alunos que frequentam sobre as dinâmicas desenvolvidas para saber se está eficiente e assim evitar evasão.

A gestão pode ser realizada da seguinte forma:

  • Crie planilha das turmas;
  • Contrate sistema de gestão educacional
  • Distribua os alunos segundo a divisão estabelecida;
  • Alinhe com os professores façam chamadas em todas as aulas;
  • Peça para que os professores enviem relatórios das frequências no final de cada mês ou bimestre ou acompanhe pelo sistema;
  • Acompanhe os relatórios periodicamente;
  • Realize matriculas 2 vezes ao ano objetivando a organização contínua da escola bíblica dominical.

08– Escola Bíblica Dominical – TENHA ATENÇÃO COM O TEMPO

A administração da igreja deve ficar atenta ao tempo.

A Escola Bíblica Dominical acorre quase sempre aos domingos pela manhã, logo é importante ter atenção ao cumprimento do horário, já que é cultura do brasileiro almoçar com a família aos domingos.

Evite transtornos e reclamações por parte dos membros da sua igreja, pior, evite que descumprimento de horário seja motivo para evasão das aulas da escola bíblica dominical.

Uma dica simples, utilize uma sineta para ajudar no controle do tempo, assim você pode avisar aos professores sobre o término da aula, é simples e de baixo custo.

Portanto se organize para que o tempo seja bem aproveitado e o horário cumprido.

09– Escola Bíblica Dominical – DISPONIBILIZE MATERIAIS COMPLEMENTARES PARA OS ALUNOS

O aprendizado com um tutor é importante, mas disponibilizar um material a mais em outras plataformas é necessário para os alunos se qualificarem cada vez mais ou reforçarem o aprendizado.

Sua igreja também pode organizar uma biblioteca, uma dica, peça para os irmãos doarem livros, isso é bom, pois todos ficam engajados num propósito maravilhoso.

Outra dica seria disponibilizar conteúdos digitais através de alguma plataforma de gestão educacional, isso é bacana principalmente para os jovens, pois estão fragilizados com a tecnologia.

Outro ponto positivo de ter uma plataforma educacional online é a possibilidade de compartilhar materiais e informações, assim você pode criar uma rede social totalmente voltada para o ensino bíblico.

O uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes é muito importante, portanto é necessário e enriquecedor fornecer materiais complementares de apoio além do passado daquele que é passado em sala de aula.

Escola Bíblica Dominical - casal vendo um tablet

10 – Escola Bíblica Dominical – VÁ ALÉM DAS SALAS DE AULA

O aprendizado em sala de aula é primordial, mas levar a teoria para fora é transformar aquele conteúdo em uma experiência única.

Esse momento de levar a aula a um patamar além, é importante para a integração entre professor e aluno, aluno com aluno e aluno com o conteúdo.

A experiência em campo é uma vertente para se apostar pois é naquele momento de descontração em que o aprendizado muitas vezes é mais eficiente, por se algo prático.

Incentive os professores a criarem atividades extras escolas bíblicas dominicais.

Alguns exemplos de aprendizagem fora da sala:

  • Passeio em algum parque com direito a um lanche e troca de ideias
  • Filme sobre o tema discorrido em sala
  • Dinâmicas com brindes

Com essas atividades citadas acima é possível ilustrar o conteúdo ensinado em sala e também proporcionar momentos de comunhão.

Escola Bíblica Dominical - turma de crianças sentadas no chão

Conclusão

A organização do ensino bíblico pode ser desafiadora à primeira vista. Não é algo que fica pronto de um dia para o outro, mas sim algo que sempre se busca.

Esperamos que com esse guia possa te auxiliar no planejamento da escola bíblica dominical da sua igreja.

Tem alguma experiencia que queira nos contar? Deixe abaixo nos comentários, compartilhe e ajude o próximo!

 

Fonte: multiturma

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

×