Jovens Dinâmica: Multiplicando
Lição 07: O Quarto Sinal: A Multiplicação dos Pães e Peixes
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Quarto Sinal: A Multiplicação dos Pães e Peixes. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Já estudamos anteriormente 03 sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial e o 3º. a cura do paralítico de Betesda.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa para apontar a Galileia.
Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Multiplicando”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Multiplicando
Objetivo: Contextualizar o milagre da multiplicação dos pães com a vida dos alunos.
Material:
Os 4 sinais das operações matemáticas: adição(soma), subtração(diminuição), divisão e multiplicação.
01 folha de papel ofício dividida em 4 partes com linhas traçadas
Procedimento:
– Apresentem os 4 sinais das operações matemáticas.
– Depois, falem: Jesus multiplicou 5 pães e 02 peixinhos para uma grande quantidade de pessoas comerem.
Após a multiplicação, houve a divisão do alimento.
Com isso, a fome foi diminuída.
Este milagre acrescentou(somou) a fé aos que viram o milagre acontecer.
– Entreguem 01 folha de papel ofício para cada aluno e peçam para que dividam em 4 partes, com uma caneta.
– Agora, falem:
Vocês estão precisando de um milagre?
O que este milagre vai modificar?
Utilize os sinais das operações matemáticas para responder.
– Depois, os alunos podem socializar para os colegas o resultado do que responderam.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz