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Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes – Lição 01: O Valor dos Bons Conselhos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
– Tema: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
– Capa:
O que vemos?
Um Farol aceso
O que isto tem a ver com o tema?
Um Farol em atividade, iluminando, orientando os navegadores da proximidade de terra. Uma atividade sábia é observá-lo e entender sua orientação para não haver problemas posteriores. Da mesma forma os sábios conselhos, contidos em Provérbios e Eclesiastes, nos orientam e alertam para uma vida vitoriosa.

– Comentarista: Pastor José Gonçalves.
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.

– Temas das lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre os livros de Provérbios e Eclesiastes. Os temas dos conselhos neles contidos a serem estudados estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.
7 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
– Falem: A lição de hoje tem como título “O Valor dos Bons Conselhos”.
– Iniciem o estudo da lição 01, perguntando:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
– Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades

“Existiu no templo de Herodes, rei já Judéia, um sacerdote chamado Zacarias… e cuja mulher… era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor… e ambos eram avançados em idade.” Lc 1. 5 -7
O Brasil foi considerado, até pouco tempo, um país de jovens, porém há aproximadamente três décadas vem emergindo um grupo social formado por pessoas idosas, tendo em vista à melhor qualidade de vida e em consequência a maior longevidade da população. Daí o aparecimento da chamada Terceira Idade, que corresponde à faixa etária igual ou superior a 60 anos.
Os segmentos da sociedade, de um modo geral, têm procurado proporcionar a pessoa idosa condições mais adequadas de vida e prestação de serviços compatíveis às suas características, como também podemos citar a formulação do Estatuto do idoso (Lei no. 10.741 de 01.10.2003), que visa garantir aos idosos melhores condições de vida.
A igreja também deve ter estratégias de inclusão para a Terceira Idade, criando um departamento específico para essa finalidade, organizando eventos como: passeios, viagens, evangelização, chás, comemoração de aniversariantes, palestras e oficinas sobre qualidade de vida da pessoa idosa, serviço voluntário etc. Ainda, ressalto a necessidade de adequação da estrutura física do templo para acessibilidade da pessoa idosa, com adaptação de rampas e banheiros com corrimão, como também a aquisição de cadeira de rodas para condução do idoso com problemas de locomoção, para que possa entrar no templo. A parceria desse departamento com as classes de idosos da Escola Bíblica Dominical (EBD) é de suma importância para melhor integrá-los nestas atividades.
Nesta fase da vida, geralmente, ocorrem vários acontecimentos, como: aposentadoria, perda de cônjuge, problemas de saúde, ausência de visitas de parentes, inatividade, entre outros, que provocam insegurança, ansiedade, baixa auto estima. Daí, a importância de palestras e oficinas que proporcionem melhoria no estado emocional e psicológico da pessoa idosa.
A EBD também deve ter uma ou mais classes para atender a Terceira Idade, nas quais receberão ensinamentos adequados às limitações a que idade lhes impõe, como problemas visuais e auditivos, mobilidade física restrita e ainda a pouca ou nenhuma escolaridade (na maioria dos casos as mulheres, que eram impedidas de frequentar a escola ou serem alfabetizadas, por motivos históricos que não precisa aqui mencioná-los).
A escolha dos professores para a classe da Terceira Idade deve ser criteriosa e deve ter as seguintes características, tanto do ponto de vista pessoal como pedagógico:
– Saber ouvir.
– Ser paciente.
– Respeitar.
– Ser amoroso.
– Articular bem as palavras.
– Falar alto.
– Conhecer as necessidades do idoso no aspecto físico, emocional, familiar e sua história de vida.
– Valorizar o que a pessoa idosa tem a falar e o que sabe, para que se sinta valorizado.
– Conhecer o Estatuto do Idoso.
– Ter disponibilidade de tempo para visitar os alunos.
– Manter contato com a família do idoso.
– Estar integrado ou ter conhecimento das atividades do Departamento da Terceira Idade  e estimular os alunos a participar das atividades promovidas por esse setor.
– Utilizar métodos e acessórios de ensino, adequando-os à turma, observando as características dos idosos. Se for algo para escrever é melhor em dupla ou trio, tendo um alfabetizado no grupo;
– Utilizar material visual adequado na aula, com letras grandes e largas.
– Comemorar com os alunos o Dia Nacional da Terceira Idade (27.09) e o Dia dos Avós (26.07) e as datas de aniversários.
– Orientar os idosos a adquirir a revista da EBD tamanho grande.
– Pesquisar dinâmicas que trabalhem a auto estima do idoso.
As orientações sobre o tema da Terceira Idade na Igreja e na EBD não se esgotam neste texto. Porém, as indicações fornecidas podem ampliar a visão de como trabalhar com a pessoa idosa, de forma que o ensino se torne mais significativo.


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Conselhos

Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.

Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.

Procedimento:
– Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
– Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
– Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
– Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
– Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
– Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
– Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe…”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
– Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).


Por Sulamita Macedo.

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