Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual – Lição 01: O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
– Tema: Uma Jornada de Fé – A Formação do povo de Israel e sua herança espiritual
– Capa:
O que vemos?
Paredes de água, caminho enxuto, que nos remete ao episódio ocorrido com o povo de Israel ao atravessar o mar(Ex 14.22).
O que isto tem a ver com o tema?
Intervenção divina de livramento para os Israelitas, que estavam diante do mar e atrás o exército inimigo, na jornada para a terra prometida, com atitudes de fé e esperança nAquele que os havia tirado do Egito.

– Comentarista: Pastor Antonio Gilberto
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.

– Temas das lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sob o livro do Êxodo. Os temas estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.

7 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
– Falem: A lição de hoje tem como título O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito.
– Dividam o tempo desta lição em 02 partes, a saber:
I – O livro do Êxodo:
Falar que este livro faz parte do Pentateuco e é o segundo livro da Bíblia
Apresentar as características principais do livro
Enfatizar a escravidão do povo de Israel no Egito
Falar sobre o clamor de libertação
II – A vida de Moisés
Falar que Moisés foi o homem escolhido por Deus para ser o libertador de Israel
Apresentar fatos da vida de Moisés, mencionados na lição. Cuidado para não entrar no tema da lição 02.
– Trabalhem este conteúdo, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
– Para concluir o estudo desta lição, utilizem a dinâmica “O Êxodo”.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2014”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Êxodo
Objetivo: Socializar como ocorreu o êxodo do mundo de pecado para o Reino de Deus.
Material:
02 correntes confeccionadas com papel

Procedimento:
– Após a explanação da lição, falem novamente que a palavra “Êxodo” significa “saída”, do povo de Israel do Egito, onde viviam escravizados, para a terra prometida. Contextualizando este tema, podemos dizer que já fomos escravizados pelo pecado, mas hoje somos livres.
– Escolham um aluno e falem que ele vai representar a humanidade.
– Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
– Coloquem a corrente na mão do aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
– Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
– Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
– Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
– Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
– Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação.
– Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
– Agora, peçam para que cada aluno, de forma objetiva, falem como aconteceu o êxodo do mundo de pecado para o reino de Deus.
Eles devem falar usando uma corrente nas mãos e depois solta a corrente quando falar do momento da conversão – a libertação.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2014
Objetivo: Planejar metas e ações para 2014.
Material: ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2014.
– Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
– Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
– Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
– Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2014.
– Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
– Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
– Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
– Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.


Por Sulamita Macedo.

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...