1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Eu creio no casamento.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, buscando a participação dos alunos e de forma contextualizada.
– Depois, utilizem a dinâmica “Até que a morte os separe…”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Até que a morte os separe…
Objetivos:
Refletir sobre a importância do casamento como instituição divina.
Enfatizar que o matrimônio deve ser até que a morte os separe.
Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 30 x 30 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola
Procedimento:
– Colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.
No dia da aula:
– Falem: No casamento, duas pessoas de sexo diferentes se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família. O casamento é uma instituição divina
– Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que se casam, unindo-se até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
– Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados no sábado, e tentem separá-los.
– Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.
– Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
. algumas partes de um colado no outro.
. algumas partes bastante danificadas.
– Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
– Para concluir, leiam: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19. 6).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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