Jovens Lição 10: João Batista: Prepare o Caminho do Senhor
Dinâmica: João Batista: anunciando Jesus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: João Batista: Prepare o Caminho do Senhor.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “João Batista: anunciando Jesus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: João Batista: anunciando Jesus
Objetivos:
Concluir o estudo sobre o precursor de Jesus, João Batista.
Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do arrependimento e perdão.
Material:
01 objeto pesado
Procedimento:
– Estudamos sobre as características de João Batista, seu chamado, missão e mensagem.
Como forma de conclusão do assunto, façam uma pequena retrospectiva através dos versículos abaixo divididos em 03 blocos temáticos: chamado, missão e mensagem.
Para tanto, escolham 03 alunos e peçam para que abram a Bíblia nas referências citadas abaixo e leiam os versículos.
À medida que a leitura for sendo feita, chamem atenção dos alunos para as partes em negrito.
Chamado de João Batista:
“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”(Lucas 1:13-17 – grifo nosso).
Missão:
“Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas”(Lucas 3:4).
“João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”(João 1:15 – grifo nosso).
Mensagem:
“E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”(Mateus 3:1 a 3 – grifo nosso).
“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”(Mateus 3:8 – grifo nosso).
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”(João 1:29 – grifo nosso).
– Após a leitura dos versículos, contextualizem os 03 blocos temáticos com a vida dos alunos, falando:
Nós carregávamos um fardo de pecado(neste momento, peçam para um aluno se posicionar diante da classe e entreguem para ele um objeto pesado), mas nós aceitamos a Cristo como nosso salvador, aquele que tira o pecado do mundo(agora tirem o objeto pesado da mãos do alunos). O nosso fardo de pecados Jesus tirou e levou sobre si. Isto aconteceu através do arrependimento, perdão e mudança de atitude.
Diante disto:
Qual o seu chamado? (Ser discípulos fiéis de Jesus)
Qual sua missão? (Anunciar Jesus, cumprir a Grande Comissão, tornar o evangelho conhecido)
Qual deve ser sua mensagem? (Jesus é o único caminho, o salvador)
– Para concluir, leiam:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mateus 11:28-30).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz