Juvenis – Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus relacionamentos Lição 13: Buscando a vontade de Deus – AULA DINÂMICA

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento consigo mesmo, com os outros e com Deus.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ – Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre relacionamento consigo mesmo, com os outros e com Deus.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, para isto digitem as seguintes expressões:
Relacionamento Intrapessoal
Relacionamento Interpessoal
Níveis de relacionamento  Vertical – espiritual
                                       Horizontal – social
Coloquem no quadro estas expressões e falem sobre cada uma delas.
Quando vocês falarem sobre o relacionamento vertical – espiritual, isto é, nossa relação com Deus, falem sobre a importância de buscar a vontade de Deus.
Falem também sobre autoimagem quanto vocês falarem sobre relacionamento intrapessoal.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre a importância dos relacionamentos.

Material:
Um saco de balas
Uma bandeja


Procedimento:
– Apresentem para os alunos uma bandeja com balas.
– Falem que cada aluno deve pegar uma bala, mas não poderá usar suas mãos.
Haverá com certeza várias tentativas: pegar com a boca, com os cotovelos, com os pés etc. Porém, observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
 – Depois, falem sobre a importância dos relacionamentos, pois não conseguimos viver isolados, separados, sem se socializar com as pessoas que nos cercam.
– Em seguida, distribuam as balas e orientem para que cada aluno ao cumprimentar um colega troque a bala com ele.
– Perguntem: O que pode significar a “bala” nos relacionamentos?
Aguardem as respostas. A bala pode se referir a boas ações nas amizades, através da doçura nas atitudes, respeito ao outro, etc.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Ideia original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: