Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Juvenis – Lição 11: O início do Movimento Pentecostal (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como título “O Início do Movimento Pentecostal”.
– Perguntem: Por que este movimento é chamado de Pentecostal?
Aguardem as respostas e depois falem sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes(Atos 2).
– Agora utilizem a dinâmica “Pentecostes”.

– Depois, façam um breve resumo das aulas anteriores sobre a evidência do fogo pentecostal nos diversos países.
– Em seguida, falem sobre o movimento pentecostal ocorrido no século XX.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Pentecostes

Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.

Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line(vejam no procedimento).

Procedimento:
– Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
– Leiam  Atos 2. 2 a 4.
– Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
– Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu’il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu’il ait la vie éternelle.
– Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
– Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a uma pessoa da igreja que indiquem pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.


Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Rubi ou Bijuteria?

Objetivo:
Refletir sobre o que significa ser “mais preciosa que o rubi”.
Material:
01figura da pedra preciosa Rubi lapidada
01 figura da pedra preciosa Rubi no estado bruto
01 rubi feito de cartolina vermelha em tamanho grande
01cartão com Pv 31.10 e a figura de um rubi.
Procedimento:
– Leiam Pv 31.10 “Mulher virtuosa que achará? O seu valor muito excede ao dos rubis”.
– Perguntem:
Vocês já pensaram sobre o que seja o rubi?
Aguardem as respostas.
Depois, apresentem uma figura desta pedra preciosa(lapidada).
– Falem: Rubi é uma das mais valiosas pedras preciosas. Somos comparadas ao rubi, mas vale salientar que a Bíblia menciona que somos mais preciosas que o rubi.
– Apresentem a figura grande de rubi confeccionada em cartolina vermelha e peçam para que cada aluna escreva o seu nome nesta figura.
– Perguntem: Vocês já pensaram sobre isto? Ser mais preciosa que o rubi?
– Apresentem estas informações:
“As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características, incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi – a menos que não tenha imperfeições (isto é, um rubi “perfeito”) – então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua origem”.
Fonte: Wikipédia
– Vamos analisar esta informação:
O valor varia de acordo com as características de cada pedra: assim também as mulheres, cada uma com suas características.
Os rubis naturais contêm imperfeições: as mulheres também possuem defeitos, mesmo que tenham muitas qualidades.
Os rubis artificiais não contêm imperfeições: dessa forma é bijuteria.
– Perguntem: Vocês querem ser rubi ou bijuteria?
– Agora, apresentem esta informação:
“Originalmente, bijuteria é o ramo da ourivesaria ou joalheria que trabalha ligas metálicas semelhantes a ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas etc. de modo a criar objetos semelhantes a joias e peças de fantasias”.
Fonte: Wikipédia
– Como você se vê ou se sente? Um Rubi ou bijuteria?
Reflita sobre isto.
– Vamos pensar um pouco sobre a parte do versículo “Quem a achará?”
Você já se achou como mulher?
Você se valoriza como mulher?
Você se gosta?
Vocês devem se aceitar como pessoa, como mulher.
– Apresentem figura do rubi no estado bruto.
Pense no que pode ser lapidado em você, peça ajuda ao Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe no seu coração e atitudes para que vocês sejam valorizadas e se autovalorizem.
– Para finalizar, entreguem para cada aluna um cartão com Pv 31.10 e a figura de um Rubi.


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...