Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Juvenis – Lição 12: Disciplina, precisamos dela? (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
– Falem que o tema da aula será normas, regras, disciplina.
– Utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”.
– Trabalhem os demais pontos da lição, sempre de forma participativa.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Vencendo os Obstáculos”(postada abaixo).

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência

Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.
Aplicar punições para os infratores das regras.
Elogiar os cumpridores das normas

Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho

Procedimento:
– Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
– Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
– Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
– Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”,  por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as regras, aplicando as correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das normas.
– Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.
 
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre

Dinâmica: Vencendo os obstáculos

Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.

Material:
01 tapete
Rosas
Frutas de plástico
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos
Nome digitado “Relativismo Moral”

Procedimento:
Antes da aula começar:
– Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos bíblicos. Acrescentem também o nome “Relativismo Moral” junto das pedras.
Durante a aula:
– Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: alegria durante a caminhada
Frutos: resultado positivo de suas ações
Pedras: os perigos, as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
Nome “Relativismo Moral”: Tema do trimestre
– Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua escolha.
– Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
 As pedras, que representam os perigos e os obstáculos para que eles vençam(falem sobre os perigos do Relativismo Moral estudados neste trimestre).
Os versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
– Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia original da dinâmica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...