Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

Maioria dos cristãos não entende o que é o céu, afirma teólogo

NT Wright pede para que o Novo Testamento seja lido da forma como os judeus da época pensavam

NT Wright
NT Wright. (Foto: Divulgação)

O que é o céu pra você? Para o teólogo norte americano NT Wright, a ideia de que o céu é apenas o lugar onde as pessoas vão depois da morte é uma ideia errada e que a maioria dos cristãos tem esse entendimento deturpado sobre o céu.

Em um editorial da revista TIME, o ex-bispo anglicano e aclamado autor enfatizou que, ao contrário dos crentes contemporâneos, os primeiros cristãos não conceberam o Céu como meramente um lugar para onde vão quando morrem.

Aqueles que acreditaram na ideia de “ir para o céu quando você morrer” quando o Novo Testamento foi escrito eram “platonistas do meio”, como Plutarco, um sacerdote pagão em Delfos.

“Para entender o que os primeiros seguidores de Jesus acreditavam sobre o que acontece após a morte, precisamos ler o Novo Testamento em seu próprio mundo – o mundo da esperança judaica, do imperialismo romano e do pensamento grego”, disse ele.

“Os seguidores do movimento de Jesus que cresceram naquele ambiente complexo viram ‘Céu’ e ‘Terra’ – o espaço de Deus e o nosso, se você preferir – como as metades gêmeas da boa criação de Deus.”

Em vez de salvar as pessoas da Terra, os primeiros cristãos acreditavam que Deus estava reunindo o Céu e a Terra, tornando a criação nova, restaurando o mundo de todas as suas patologias.

“Eles acreditavam que Deus então ressuscitaria Seu povo dentre os mortos, para compartilhar – e, de fato, compartilhar Sua mordomia – – essa criação resgatada e renovada. E eles acreditavam em tudo isso por causa de Jesus”, enfatizou Wright.

“Jesus incorporou em si a fusão perfeita de ‘céu’ e ‘terra’. Portanto, em Jesus, finalmente, a antiga esperança judaica havia se tornado realidade. A questão não era ‘irmos para o céu’, mas sim que a vida do céu chegasse à Terra “, disse Wright, observando que Jesus ensinou seus seguidores a ore para que o Reino de Deus venha à Terra como no céu.

“Desde o século III, alguns professores cristãos tentaram misturar isso com tipos de crença platônica, gerando a idéia de ‘deixar a Terra e ir para o céu’, que se tornou popular na Idade Média. Mas os primeiros seguidores de Jesus nunca seguiu esse caminho”.

O proeminente teólogo disse em seu artigo que “as escrituras de Israel haviam prometido há muito tempo que Deus voltaria pessoalmente para habitar com Seu povo para sempre” e que os primeiros cristãos entenderam isso.

“Estudar o Novo Testamento historicamente, em seu próprio mundo (em vez de esmagá-lo e cortá-lo para atender às nossas próprias expectativas), mostra que os primeiros cristãos não acreditavam que eles ‘iriam para o céu quando morressem’, mas que, em Jesus, Deus viria morar com eles”.

Ele acrescentou: “É difícil para nós, modernos, entender isso: tantos hinos, orações e sermões ainda falam de ‘irmos para o céu’”, encerra ele.

Fonte: GOSPEL PRIME

Seu comentário...

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...