Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

‘Missio Dei et Gloriae Dei’: Por uma filosofia de missões com base na teologia bíblica e reformada.

Uma filosofia de missões aborda a base, os fundamentos e os pressupostos do pensar a missão, ou seja, qual a base da missão? O que é missão? Qual a missão de Deus? Da igreja e dos cristãos? Claro que o ensaio em questão não abordará todas as nuances envolvidas nas perguntas, mas salientará sobre o fundamento da missão em perspectiva da teologia bíblica e reformada como pressuposto.

Articular uma filosofia de missões é de suma importância, pois muitos que escrevem e falam sobre o tema acabam por não ter uma base claramente definida. Um exemplo é o clássico livro de David Bosch, missiólogo Sul Africano, Missão Transformadora, sua Magnus Opus, sendo uma obra excelente em vários aspectos e referencial da disciplina. Mesmo assim, Bosch não consegue definir o que é missão.

“nunca podemos arrogar-nos delinear a missão com excessiva nitidez e autoconfiança. Em ultima análise, a missão permanece indefinível; ela nunca deveria ser encarcerada de nossas próprias predileções. O máximo que podemos esperar é formular algumas aproximações do que missão significa.”[1]

Ao mesmo tempo em que este autor compreende que não é possível uma definição clara de missão, ele a fundamenta e destaca a sua base afirmando que “o cristianismo é missionário por sua própria natureza, ou nega sua própria razão de ser.”[2] E “A natureza missionária da igreja não depende simplesmente da situação na qual ela se encontra em dado momento, mas está baseada no próprio evangelho.”[3]

Percebe-se então que ao mesmo tempo em que Bosch afirma a dificuldade de uma definição exata de missão, o que é compreensível, por outro lado, se ele escreve que a missão tem uma essência e um fundamento, a saber, o cristianismo e o evangelho respectivamente, é porque há evidências de que a missão da igreja deve ser definida, pois se ela foi revelada por Deus, então deve-se pesquisar o que foi revelado a respeito da missão.

DeYoung e Gilbert já se aproximam mais no espectro de uma definição quando salientam sobre “o risco de marginalizar a única coisa que torna cristã a missão cristã, ou seja, fazer discípulos de Jesus Cristo.”[4] Em detrimento de outras ênfases dadas por muitas vezes como legítimas e importantes por cristãos, mas que podem não ser o centro e o objetivo maior desta missão.

Partindo do pressuposto que a missão é definida, o objetivo deste ensaio é articular a base dela e os seus fundamentos.

1 – A missão centrada em Deus.

1.1- Missões para a glória de Deus.

A primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster, documento produzido pelos puritanos e símbolo de fé da denominação Igreja Presbiteriana do Brasil, indaga “Qual é o fim principal do homem? Resposta. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.”[5], ou seja, o alvo principal de tudo é a glória de Deus (cf. 1 Co 10:31).

Isso significa que o objetivo central da missão é a glória de Deus. John Piper torna bem claro quando escreve:

“As missões não representam o alvo fundamental da igreja, a adoração sim. As missões existem porque não há adoração, ela sim é fundamental, pois Deus é essencial e não o homem. Quando esta era se encerrar e os incontáveis milhões de redimidos estiverem perante o trono de Deus, não haverá mais missões. Elas representam, no momento, uma necessidade temporária. Mas a adoração permanece para sempre. A adoração é, portanto, o combustível e a meta de missões. É a meta de missões porque nelas simplesmente procuramos levar as nações ao júbilo inflamado da glória de Deus.”[6]

O argumento é que se a glória de Deus não estiver acima de tudo, o homem não servirá bem a Deus em suas afeições, seguindo a teologia filosófica e bíblica de Jonathan Edwards, pregador puritano, a quem John Piper se vê como discípulo. Portanto o objetivo central e alvo principal da missão é a glória de Deus.

1.2 – Missão como essência do ser de Deus

Pensadores da missão salientam que Deus é missionário em sua essência (cf. Gn 3:9 e João 20:21). Ele busca o pecador para redimi-lo. Deus é um ser missionário ou um missionário em seu ser e revela isso quando também a Trindade se revela ao homem na história conforme está escrito na Escritura, o Pai envia o Filho e o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo. A Trindade é missionária em sua essência ontológica, o que reflete na igreja que envia e é o povo de Deus em missão. Há de se compreender a separação didática feita na nas disciplinas do saber teológico, mas as disciplinas estão interligadas. Não há como pensar e fazer missões sem a Teologia Sistemática. A falta de reflexão teológica empobrece a missão como também a falta da missão torna a reflexão teológica sem seu canal de aplicação. Por isso hoje muito se tem escrito sobre a igreja ser missional, ou seja, a igreja entender a natureza missionária de Deus e se ver como uma enviada de Deus para a missão dela, pregar o evangelho e formar discípulos sendo intencional no cumprimento da mesma.

1.3 – Missão debaixo da autoridade Dele

A missão é pensada e feita debaixo da autoridade de Deus. Isso está revelado no texto da chamada Grande Comissão no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 18 a 20. DeYoung e Gilbert escrevem que a missão de Jesus “é baseada exclusiva e totalmente na autoridade dele.”[7] Portanto a missão é pensada e feita debaixo da autoridade divina expressa na revelação Dele nas Escrituras inspiradas e na pessoa do Senhor Jesus Cristo conforme as Escrituras.

1.4 – Missões centrada na Cruz de Cristo

Don Carson escreveu que necessitamos “retornar sempre à cruz de Jesus Cristo, se temos de determinar a medida de nosso viver, serviço e ministério cristão.”[8] A Cruz é poder e sabedoria de Deus (1 Co 1:17). Ela é o âmago do ministério e serviço cristão.

2 – A missão como envio para a transformação

A missão centrada em Deus não é uma bolha que separa a igreja do mundo (cf. João 17). Os cristãos não pertencem ao mundo mas são enviados ao mundo, a igreja é enviada.

2.1 – A missão da igreja

Muito se fala sobre a missão da igreja. O problema é quando não se define a missão de quem. De Deus, da igreja e dos cristãos no mundo. A falta dessa clareza é notória entre o movimento da Missão Integral. O chamado movimento ou Teologia da Missão Integral surgiu em Lausanne, Suiça em 1974. Este movimento tem o seguinte moto: “O evangelho todo para o homem todo”. Fontes define este moto: Geralmente a MI é apresentada como um chamado à integralidade; uma defesa da missão da igreja como um movimento em direção à pessoa como um todo[9].

Carvalho salienta uma tensão no pensamento teológico deste movimento quando levanta a pergunta sobre quem é responsável pelo que em relação a evangelização e a ação social.

“Entre as questões que o congresso de Lausanne procurou responder, talvez a mais importante seja a que focalizou a relação entre evangelização e responsabilidade social. O debate sobre essa relação levou à formulação de um conceito mais amplo de missão cristã, expresso no conceito de missão integral, englobando tanto a evangelização quanto a responsabilidade social, sendo ambas inter-relacionadas e essencialmente distintas. A partir daí, todas as discussões em torno da missão integral passaram a focalizar sua fundamentação e aplicação à luz da prática pastoral e missionária”. [10]

No texto de Carvalho, está documentado que alguns expoentes do próprio movimento de Lausanne, seja em âmbito mundial ou nacional, compreendem que a evangelização é prioritária. Segundo Carvalho, o próprio Pacto de Lausanne, documento que expressou o pensamento do encontro em 1974, “adere, portanto, à visão clássica evangélica sobre a natureza da evangelização”.[11]

Outros expoentes do movimento, salientado no texto de Carvalho, compreendem que há distinção entre evangelização e ação social, mas que ambas são indissociáveis como Samuel Escobar.[12] O problema, segundo Fontes, é que alguns evangélicos conservadores tem alegado “que ela (tmi) seria uma versão protestante da Teologia da Libertação. Isto é, para eles a MI seria uma tentativa de compreensão da missão da igreja por um viés filosófico-sociológico marxista, razão pela qual, na prática, desviaria o foco da missão da igreja para o engajamento político-social.”[13]

Já Carvalho salienta que a TMI acaba desenvolvendo uma teologia genérica. “O problema da teologia genérica é que ela evita sistematicamente ser específica nos pontos em que a teologia cristã clássica sempre soube ser específica.”[14] Uma teologia genérica não enfatiza temas centrais e desenvolvidos ao longo dos séculos na tradição cristã como Trindade, doutrina da salvação, etc…

Carvalho escreve:

“algumas pessoas envolvidas com a teologia da missão integral pretendem desenvolver teologias contornando as questões teológicas clássicas, evitando assim posicionamento muito específicos, que poderiam ser um empecilho à unidade ecumênica do movimento.”[15]

Para Carvalho, o ponto de tensão levanta a questão sobre a relação da natureza e graça expondo o isolacionismo presente na tradição anabatista, a doutrina dos dois reinos na tradição luterana e a soberania das esferas na tradição reformada.

DeYoung salienta que os “seguidores de Jesus devem fazer discípulos das nações”.[16]Segundo ele, os particípios restantes, com possibilidade de ser imperativos reforçam o que está envolvido, a saber, batizar, que para DeYoung envolve arrependimento e ensinar. Ambos debaixo da promessa da presença de Jesus até a consumação.[17]

Um problema levantado quando se pensa sobre evangelização e ação social, quando se afirma a prioridade da evangelização é a dicotomia entre o espiritual e o humano. O movimento neocalvinista reforça o princípio bíblico da soberania de Deus sobre a criação, tendo como filha, a soberania das esferas.[18]

Em outro artigo, Carvalho escreve que “é a soberania divina o fundamento supremo para a liberdade humana.”[19] O problema é quando fazer teologia sendo libertário em relação a pretensa autonomia humana em relação a Deus. A soberania é tanto sobre a criação quanto sobre a redenção.

“Sua soberania na criação envolve diversas leis criacionais, que estabelecem limites e responsabilidades, sendo que a soberania criacional se expressa também na ordem cultural, fundada e legitimada por meio de mandatos de Deus ao homem.”[20]

Esta soberania não é exercida de forma dualista, Cristo é soberano sobre toda a criação. Cada aspecto da soberania de Cristo tem uma base e sentido próprio e instaura uma forma distinta de liberdade.[21] Ou seja, cada esfera tem a sua própria liberdade debaixo do senhorio de Cristo e da soberania de Deus.

O ponto, para Carvalho, é que esta soberania das esferas implica a existência de uma pluralidade de associações comunitárias em sua própria esfera com liberdade debaixo da soberania e senhorio.[22] A missão da igreja seria a “expressão comunitária da fé”[23]promovendo a fé em Cristo, proclamando o evangelho, batizando e ensinando pessoas.

Em perspectiva da soberania de Deus e o senhorio de Cristo sobre a criação e redenção, o papel da igreja é preparar os cristãos para serem missionários no mundo, enviados, para glorificarem a Deus por meio de suas vocações, sendo a igreja responsável pela catequese para os crentes terem este tipo de preparo.

Por outro lado, cristãos podem e devem formar organizações como ONGs, por exemplo, para minimizar o sofrimento em áreas economicamente carentes ou uma associação de cristãos que militam em alguma área específica como universitários cristãos ou médicos cristãos.

A missão da igreja é proclamar o evangelho para a glória de Deus conforme já salientado neste artigo. A proclamação do evangelho envolve conhecer o evangelho enquanto mensagem, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou conforme as Escrituras Sagradas (1 Co 14:3-4) e que Jesus morreu para livrar pecadores arrependidos da ira divina sobre o pecado.

Mark Dever salienta que “alguns cristãos confundem ação social e envolvimento público com evangelização.”[24] Então levanta-se a pergunta: os cristãos não devem ser solidários para com o próximo no quesito econômico, por exemplo? Claro que sim. DeYoung salienta que fazemos boas obras para obedecer a Deus que amamos, porque amamos o nosso próximo e ao fazer boas obras responde-se a graça de Deus ao glorifica-lo ao fazer as boas obras como resultado do evangelho mostrando ao mundo o caráter e a obra Dele.[25]

Ou seja, não se pode confundir o evangelho com o resultado do evangelho na vida das pessoas. Por outro lado, não se deve ter uma visão dicotômica de preocupação apenas com a salvação da alma (embora seja prioridade) e negligenciando a pessoa como um todo.

Buys testemunha a mola propulsora do seu ministério enquanto pastor na África do Sul no período do apartheid, quando escreve:

“Tornei-me cada vez mais convencido de que uma teologia reformada vivencial holística, concentrada na justificação pela fé como o aspecto central do evangelho, deve levar á santificação, e que a busca da justiça social é vista e reconhecida como uma marca do verdadeiro cristão.”[26]

 2.2 – A missão dos cristãos

Wright disserta sobre qual a missão do povo de Deus, articulando uma teologia bíblica da missão da igreja, embora pode ser melhor definida como a missão dos cristãos no mundo se tivesse uma eclesiologia mais clara a luz da soberania das esferas, porém isso não desqualifica de forma alguma a excelente produção missiológica do autor e seu ministério frutífero. A luz da missão de Deus, ele busca responder qual a implicação desta para o seu povo aqui na Terra.

Para o autor, “nossa missão procede da missão de Deus.”[27] Wright salienta uma relação intercambiável entre a missão de Deus e a missão da igreja quando escreve que “tudo o que um cristão ou uma igreja cristã é, diz e faz deve ser missionário, numa participação consciente na missão de Deus, no mundo de Deus.”[28]

Após salientar que o mundo inteiro é o palco da missão da igreja, Wright expõe a necessidade do povo de Deus em evidenciar o testemunho verbal do evangelho através de evidências de transformação, como ele escreve:

“Se nossa missão é compartilhar as boas novas, precisamos ser pessoas de boas novas. Se pregamos um evangelho de transformação, precisamos demonstrar alguma evidência de como é essa transformação.”[29]

E o autor define essas boas novas como o “que Deus fez por meio de Jesus Cristo para a redenção do mundo.”[30] Wright salienta que o povo de Deus deve cuidar da criação porque a Cruz redime a mesma evitando assim o dualismo afirmando que todas as coisas foram reconciliadas pela Cruz.

Neste ponto, há uma repetição de argumento do livro anterior, usando a narrativa de Abraão como benção, não só para o povo de Israel, mas para todas as nações.[31] Ele afirma que a “missão do Redentor, inclui a criação. A nossa missão envolve a participação na obra redentora, por sermos designados agentes das boas novas para a criação e para as pessoas.”[32]

Portanto Wright afirma a missão do povo de Deus como participação da missão de Deus em levar a redenção para esfera criacional e pública, de forma doxológica, fazendo todas as coisas para a glória de Deus.

2.3– Missões até os confins da terra

Muito se escreve sobre a contextualização do evangelho e o ideal de se ter obreiros autóctones da própria terra servindo as igrejas locais que são plantadas através da pregação do evangelho e formação dos discípulos. Porém, há espaço para missões mundiais e a necessidade de um país com uma igreja madura enviar obreiros para pregar o evangelho por todo o mundo e isso foi uma prática comum no cristianismo, como por exemplo na história da igreja quando jovens iam pregar aos Celtas, o envio de huguenotes franceses enviados pelo reformador João Calvino para pregar no Brasil e o movimento dos Morávios.

2.4 – Missões para as cidades

Timothy Keller, pastor da Igreja Presbiteriana do Redentor em Manhattan, NY, EUA, tem refletido sobre o papel das cidades na missão de Deus e missão da igreja. Keller compreende que há uma teologia bíblica das cidades que glorifica a Deus no Mundo Antigo e as cidades globais de hoje[33] necessitam de igrejas bíblicas, reformadas e contextualizadas que amem a cidade, dialoguem com ela, sem perder a essência clara do evangelho e suas implicações.[34]

2.5 – Missões em lugares difíceis

Outra implicação da missão é que as favelas e periferias se constitue em um desafio, assim como as cidades citadas no tópico anterior. Anunciar o evangelho, fazer discípulos, exercer boas obras que exala o bom perfume de Cristo é bíblico e é preciso. A dificuldade é separar o evangelho de ideologias anti-cristãs e idólatras ao trabalhar com os pobres. McConnell e McKinley abordam isso ao salientar que a maior necessidade do pobre é o evangelho, que o pobre deve ser amado em segundo lugar, pois a glória de Deus em primeiro (Cf. Mt 22: 34-40) e que o evangelho deve ser pregado e discípulos formados em igrejas locais plantadas em lugares difíceis.[35]

Eis a filosofia de missões baseada na reflexão bíblica, historicamente e teologicamente pautada na fé reformada e pastoralmente e missionalmente prática, para a glória do Senhor da Igreja e bem das nossas almas.

____________________

[1] BOSCH, David. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão; tradução de Geraldo Korndörfer; Luís Marcos Sander – São Leopoldo, RS: EST, Sinodal, 2002. P. 26.

[2] Ibid.

[3] Ibid. P.27.

[4] DEYOUNG, Kevin. GILBERT, Greg. Qual a missão da Igreja? : entendendo a justiça social e a grande comissão. – São José dos Campos, SP : Editora Fiel, 2012. P.24

[5] http://www.monergismo.com/textos/catecismos/brevecatecismo_westminster.htm. Acesso em 21/03/2017.

[6] PIPER, John. Alegrem-se as Nações: A Supremacia de Deus em missões. Tradução: Rubens Castilho. São Paulo : Cultura Cristã, 2000. P. 13.

[7] Op. Cit. P. 59.

[8] CARSON, Don. A Cruz e o Ministério Cristão. Tradução: Francisco Wellington Ferreira. São José dos Campos : Fiel, 2009. P. 15.

[9] FONTES, Filipe Costa. Missão Integral ou Neocalvinismo: Em busca de uma visão mais ampla da Missão da Igreja. São Paulo. Fides Reformata XIX, n.1, 2014. P. 62.

[10] CARVALHO. Guilherme Vilela Ribeiro. A missão integral na encruzilhada: reconsiderando o pensamento teológico de Lausanne. In RAMOS, Leonardo, CAMARGO, Marcel, AMORIM. Rodolfo. (Org). Fé cristã e cultura contemporânea. Viçosa, MG : Ultimato, 2009. P. 17.

[11] CARVALHO, Op. Cit. P. 20.

[12] Ibid. P. 32.

[13] FONTES, Op. Cit. P. 61.

[14] CARVALHO, Op. Cit. P. 44.

[15] Ibid.

[16] DEYOUNG, Op. Cit. P. 59.

[17] Ibid. P. 59-60

[18] FONTES, Op. Cit. P. 70.

[19] CARVALHO, Guilherme Vilela Ribeiro. O senhorio de Cristo e a missão da igreja na cultura: A ideia de soberania e sua aplicação. In RAMOS, Leonardo, CAMARGO, Marcel, AMORIM. Rodolfo. (Org). Fé cristã e cultura contemporânea. Viçosa, MG : Ultimato, 2009. P. 62.

[20] Ibid. P. 73.

[21] Ibid. P. 79.

[22] Ibid. P. 85.

[23] Ibid. P. 86.

[24] DEVER, Mark. O Evangelho e a Evangelização. São José dos Campos – SP : Editora Fiel, 2011. P. 98.

[25] DEYOUNG, Op. Cit. P. 300-302.

[26] BUYS, P. J. (Flip). Uma resposta missional à pobreza e à injustiça social.  LOGAN JR. Samuel. Reformado quer dizer missional. Tradução Vagner Barbosa: São Paulo, Cultura Cristã, 2015. P. 77.

[27] WRIGHT. Christopher J. H. A missão do povo de Deus: uma teologia bíblica da missão da igreja. P. 33.

[28] Ibid. P. 32

[29] Ibid. P. 36-37

[30] Ibid. P.38

[31] Ibid. P. 77

[32] Ibid. P. 74

[33] Conceito extraído da sociologia da globalização. Cf. obra da socióloga Sassia Sasken.

[34] KELLER, Timothy. O que é a Missão Urbana Global de Deus?  LOGAN JR. Samuel. Reformado quer dizer missional. Tradução Vagner Barbosa: São Paulo, Cultura Cristã, 2015. P. 111.

[35] Cf. MCCONNELL. Mez. MCKINLEY, Mike. Igrejas em Lugares Difíceis: Como a igreja local traz vida ao pobre e ao necessitado. Tradução: Enrico Pasquini. São José dos Campos, SP : Fiel, 2016.

Fonte: Teologia Brasileira

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...