Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

PARA SER DISCÍPULO DE JESUS, É NECESSÁRIO

CAMINHO DE RENÚNCIA – 

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.” (Mateus 16.24) 



No texto acima, Jesus estabelece um importante princípio para todos aqueles que desejam segui-lo e se tornarem seus discípulos. Ao analisar o contexto, é possível perceber nos versículos anteriores que o Senhor Jesus tinha acabado de anunciar aos Seus apóstolos, pela primeira vez, a aproximação de Sua morte e humilhação (v. 21). Pedro se assustou, e disse, “Tem compaixão de Ti, Senhor” (v. 22). Essa afirmação de Pedro expressa uma mentalidade carnal comum presente na humanidade.


O homem vive em uma constante busca pela felicidade e realização dos seus sonhos. Sempre preocupado em preservar sua autodefesa. Esse é o caminho do mundo, a centralização em si mesmo. Preste atenção na declaração de Pedro: “Tenha compaixão de ti”. Essa é a soma de sua filosofia.

Em contrapartida, temos a doutrina de Cristo, que não prega “salve a si mesmo”, mas sim, “sacrifica a si mesmo”. Sendo bem honestos, é notório que hoje esse “evangelho´´ não está sendo muito pregado.

Uma grande parte do material cristão que temos disponível hoje refere-se à auto-ajuda. Pouco tem se falado em morrer, negar suas vontades ou aprender a abrir mão dos seus próprios interesses.

Mediatoriamente, a cruz de Cristo permanece sozinha, mas é preciso entender que experiencialmente ela é compartilhada por todos que desejam se tornar discípulos de Jesus.

Para ser discípulo de Jesus, é necessário:

• NEGAR A SI MESMO;

• TOMAR A SUA CRUZ;

• SEGUIR A JESUS.

Você entende que não é opção, e sim uma CONDIÇÃO? Ou seja, nos tornarmos discípulos de Jesus implica diretamente no cumprimento dos pré-requisitos acima.

É interessante observar que, Ele coloca todos no mesmo nível. Sendo assim, não é uma exigência para se tornar um pastor, evangelista, profeta, apóstolo, obreiro, missionário, adorador, etc. Trata-se de uma exigência para o primeiro nível, que é: ser discípulo.

Vamos analisar mais de perto esses três pré-requisitos que Jesus menciona.

Negar a si mesmo 

O evangelho de Lucas no capítulo quatorze versículo trinta e três diz:

Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.

Negar a si mesmo, não significa somente abrir mão dos sonhos. A atitude de negar a si mesmo implica em abrir mão de sua vontade para fazer a vontade de Deus. Significa dizer NÃO para a própria carne e dizer SIM para os propósitos do Senhor.

Pense na seguinte situação: você está dirigindo e alguém lhe fecha no trânsito. A primeira reação de qualquer ser humano é retalhar, mas se, ao invés disso, você perdoar, com isso estará negando a si mesmo.

Quando alguém lhe trata mal ou lhe trai, e você perdoa. Isso é negar a si mesmo.

Mas não pense que negar a si mesmo envolve somente não retribuir o mal com o mal, pois vai além disso. Significa também abrir mão de algo que você realmente deseja. Situações simples como quando você está com muito sono, em que a única coisa que você quer é deitar na cama e descansar. Mas ao invés de dormir, você decide abrir mão de algumas horas de sono para orar ou ler a Bíblia. Isso é negar a si mesmo.

O próprio jejum é uma atitude de negar a si mesmo.

Tomar A Sua cruz 

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. (Mateus 10.38-39)

Primeiro é necessário entender o que é a cruz. A sua cruz não é seu cônjuge, seu pai, seu filho, nem uma doença ou problema qualquer.

Da mesma forma, tomar a cruz de Cristo, não significa apenas deixar de matar, roubar, usar drogas, adulterar, se prostituir, etc. Mas consiste em estar no centro da vontade de Deus.

É poder dizer como Jesus disse em Mateus 26.39: “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”.

Paulo condena a justiça própria, dizendo “porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus” (Romanos 10:3). Em contrapartida, referindo-se a si mesmo declara: “ não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé” (Filipenses 3:9).

Jesus não se preocupou em agradar a si mesmo (Romanos 15.3), no entanto, Ele preferiu e decidiu fazer a vontade do Pai.

SEGUIR A JESUS 


“Pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16.25)

Você está disposto a segui-lo?

Se a resposta for sim, você entende que existe um preço? Isso implica em negar a si mesmo.

Em João 12.24 está escrito “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer , fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”
Você está disposto a morrer para poder dar frutos?



Está disposto a ser chamado de fanático por amor ao evangelho?

Em Filipenses 2.5 diz “ Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”


Esse sentimento é a atitude de esvaziar-se. Mas você pode se perguntar, esvaziar-se do quê ?



E a resposta é: de tudo, absolutamente TUDO. E então, você está realmente disposto?

Você está disposto a NEGAR A SI MESMO, TOMAR A SUA CRUZ e SEGUI-LO?

Faça parte de uma geração que não se vende e não se corrompe.





Fonte: Patricia Ribeiro

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...