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Pare agora e aprenda como divulgar sua oficina mecânica

PorPaulo Sousa

Você já pensou em como divulgar sua oficina mecânica? De fato, existem hoje inúmeras formas de colocá-la em evidência. Mas não basta apenas anunciar e fazer propaganda de qualquer jeito.

Atualmente, não adianta também apenas oferecer o melhor serviço do mundo se as pessoas não conhecerem o seu negócio. Do mesmo modo que não adianta fazer uma super divulgação e não ter serviços de qualidade. Aqui cabe uma dica MUITO valiosa: “nada pior para um serviço ruim do que uma propaganda boa”. Ou seja, todos vão saber rapidamente que sua oficina não é boa e rapidamente você fechará as portas.

É preciso ter planejamento, e focar no seu público-alvo para que a divulgação seja eficaz e as pessoas tenham interesse em utilizar os serviços da sua oficina. E, para isso, você precisa conhecer algumas estratégias e ferramentas que você pode utilizar para engrenar o seu negócio. 

Então, para te ajudar nessa tarefa, elaboramos este post com algumas dicas essenciais para você divulgar a sua oficina mecânica. Confira e aqueça os motores!

Foque nos pontos fortes e no seu público-alvo

Um dos primeiros passos para divulgar um serviço ou produto é fazer a relação de pontos fortes e diferenciais em relação aos seus concorrentes.

E, com as oficinas mecânicas, não deve ser diferente. Então, foque na apresentação das principais qualidades do seu negócio, como:

  • Mostrar as certificações;
  • Ressaltar a localização privilegiada;
  • Enaltecer a variedade de serviços prestados;
  • Dizer que seus profissionais são qualificados;
  • Destacar experiência e tradição. 

Além disso, é importante que você defina o seu público-alvo para montar uma estratégia de comunicação mais assertiva. Se você vai trabalhar com carros de luxo, por exemplo, a linguagem a ser utilizada deve ser totalmente diferente do que você usaria para atrair donos de carros populares.

Portanto, defina o seu target e trabalhe de acordo com as preferências dele, selecionando os canais de comunicação que tenham mais pertinência com o perfil e interesses desse público.

Utilize o marketing digital

Com o avanço da tecnologia, a democratização da internet e a popularização das redes sociais, as empresas precisam cada vez mais desenvolver estratégias de divulgação no ambiente on-line para ficarem alinhadas ao novo perfil dos consumidores.

Nesse sentido, a sua oficina mecânica também pode fazer uso do marketing digital para potencializar o seu negócio. Principalmente por fazer com que você se aproxime dos seus clientes, além de oferecer um custo geralmente menor do que o de outras mídias.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas pela sua oficina são:

  • Enviar e-mail marketing para os clientes;
  • Criar um site para apresentar os seus principais serviços;
  • Divulgar a sua oficina nas redes sociais;
  • Alimentar um blog com conteúdo relevante e pertinente ao universo mecânico e do automobilismo.

O importante é que a sua oficina comece a explorar as oportunidades que o marketing digital oferece. 

Então, não deixe de conhecer e pesquisar mais sobre algumas ferramentas e estratégias desse universo. Elas podem te destacar dos principais concorrentes. 

Faça parcerias com seguradoras

Outra estratégia de marketing muito utilizada por empresas que querem expandir seus negócios é firmar parcerias com empresas relacionadas ao seu setor. No caso das oficinas mecânicas, uma boa estratégia pode ser o relacionamento com seguradoras de veículos. 

A parceria deve funcionar como uma via de mão dupla: a sua oficina oferece serviços a preços mais acessíveis e, em paralelo, a seguradora envia um grande volume de clientes para a sua loja mecânica.

Dessa forma, a sua oficina aumenta a competitividade em relação aos concorrentes, e ganha mais visibilidade e credibilidade perante os clientes e fornecedores.

Crie promoções para divulgar a oficina mecânica

Uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes é fazer promoções. E isso não quer dizer que você precisa abaixar sempre os preços dos seus serviços. Mas um pouco de criatividade pode converter uma simples oferta em um grande negócio para o seu público.

Nesse contexto, alguns exemplos de promoções que podem ser criadas pela sua oficina mecânica são:

  • “A partir da 3ª revisão, ganhe uma troca de óleo”;
  • “Indique 2 amigos e ganhe uma lavagem”;
  • “Curta a nossa página do Facebook e obtenha descontos”. 

Assim como em qualquer outro lugar, as pessoas gostam de receber brindes, agrados e regalias. Então, fazer promoções pode ser uma excelente arma para conquistar novos clientes e manter aqueles que já preferem os seus serviços.

Invista em treinamento de funcionários

Não há nada pior do que funcionários despreparados, não é mesmo? Além de não ajudarem os clientes a resolver seus problemas, eles ainda podem tornar a situação ainda mais desastrosa. E, quando isso envolve carros, que têm alto custo, qualquer descuido pode ser fatal. 

Então, investir em treinamento de funcionários é uma ótima alternativa para prestar um serviço de excelência. Ofereça cursos de especialização e atualização para a sua equipe, e incentive a participação em palestras, workshops e eventos relacionados ao universo automobilístico. 

Assim, os clientes ficarão mais satisfeitos e provavelmente farão a melhor propaganda possível da sua oficina e do seu time de funcionários. Afinal, em um mundo com pessoas tão exigentes, não há melhor do que a divulgação espontânea do seu negócio! 

Reforce o pós-venda

Talvez, a maior dificuldade das empresas não seja atrair novos clientes, mas sim mantê-los. Não basta oferecer um serviço de qualidade ou ter uma excelente estratégia de comunicação; também é necessário criar um relacionamento com o público após a prestação do serviço.

Nesse contexto, você pode fazer pesquisas de satisfação perguntando sobre o atendimento, o local, o serviço, os funcionários, o prazo, o preço e outros fatores que podem influenciar a preferência dos seus clientes.

Você pode utilizar formulários, e-mail ou até mesmo ligações telefônicas. Além disso, as pessoas gostam de ser lembradas. Então, vale a pena enviar um e-mail agradecendo a preferência e ressaltando a importância do cliente para a empresa, por exemplo. 

Enfim, seguindo essas dicas, você com certeza conseguirá muito mais visibilidade e retorno para a sua oficina mecânica!

Desenvolver uma boa estratégia de marketing e comunicação será fundamental para que a sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado. Então, não perca tempo e coloque logo essas estratégias em prática!

E, agora que você já sabe como divulgar a oficina mecânica, aproveite para descobrir o que a Fórmula 1 pode ensinar para sua oficina.

Fonte: Takao

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