Slides editáveis, Aula dinâmica, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Pare agora e aprenda como divulgar sua oficina mecânica

PorPaulo Sousa

Você já pensou em como divulgar sua oficina mecânica? De fato, existem hoje inúmeras formas de colocá-la em evidência. Mas não basta apenas anunciar e fazer propaganda de qualquer jeito.

Atualmente, não adianta também apenas oferecer o melhor serviço do mundo se as pessoas não conhecerem o seu negócio. Do mesmo modo que não adianta fazer uma super divulgação e não ter serviços de qualidade. Aqui cabe uma dica MUITO valiosa: “nada pior para um serviço ruim do que uma propaganda boa”. Ou seja, todos vão saber rapidamente que sua oficina não é boa e rapidamente você fechará as portas.

É preciso ter planejamento, e focar no seu público-alvo para que a divulgação seja eficaz e as pessoas tenham interesse em utilizar os serviços da sua oficina. E, para isso, você precisa conhecer algumas estratégias e ferramentas que você pode utilizar para engrenar o seu negócio. 

Então, para te ajudar nessa tarefa, elaboramos este post com algumas dicas essenciais para você divulgar a sua oficina mecânica. Confira e aqueça os motores!

Foque nos pontos fortes e no seu público-alvo

Um dos primeiros passos para divulgar um serviço ou produto é fazer a relação de pontos fortes e diferenciais em relação aos seus concorrentes.

E, com as oficinas mecânicas, não deve ser diferente. Então, foque na apresentação das principais qualidades do seu negócio, como:

  • Mostrar as certificações;
  • Ressaltar a localização privilegiada;
  • Enaltecer a variedade de serviços prestados;
  • Dizer que seus profissionais são qualificados;
  • Destacar experiência e tradição. 

Além disso, é importante que você defina o seu público-alvo para montar uma estratégia de comunicação mais assertiva. Se você vai trabalhar com carros de luxo, por exemplo, a linguagem a ser utilizada deve ser totalmente diferente do que você usaria para atrair donos de carros populares.

Portanto, defina o seu target e trabalhe de acordo com as preferências dele, selecionando os canais de comunicação que tenham mais pertinência com o perfil e interesses desse público.

Utilize o marketing digital

Com o avanço da tecnologia, a democratização da internet e a popularização das redes sociais, as empresas precisam cada vez mais desenvolver estratégias de divulgação no ambiente on-line para ficarem alinhadas ao novo perfil dos consumidores.

Nesse sentido, a sua oficina mecânica também pode fazer uso do marketing digital para potencializar o seu negócio. Principalmente por fazer com que você se aproxime dos seus clientes, além de oferecer um custo geralmente menor do que o de outras mídias.

Algumas estratégias que podem ser utilizadas pela sua oficina são:

  • Enviar e-mail marketing para os clientes;
  • Criar um site para apresentar os seus principais serviços;
  • Divulgar a sua oficina nas redes sociais;
  • Alimentar um blog com conteúdo relevante e pertinente ao universo mecânico e do automobilismo.

O importante é que a sua oficina comece a explorar as oportunidades que o marketing digital oferece. 

Então, não deixe de conhecer e pesquisar mais sobre algumas ferramentas e estratégias desse universo. Elas podem te destacar dos principais concorrentes. 

Faça parcerias com seguradoras

Outra estratégia de marketing muito utilizada por empresas que querem expandir seus negócios é firmar parcerias com empresas relacionadas ao seu setor. No caso das oficinas mecânicas, uma boa estratégia pode ser o relacionamento com seguradoras de veículos. 

A parceria deve funcionar como uma via de mão dupla: a sua oficina oferece serviços a preços mais acessíveis e, em paralelo, a seguradora envia um grande volume de clientes para a sua loja mecânica.

Dessa forma, a sua oficina aumenta a competitividade em relação aos concorrentes, e ganha mais visibilidade e credibilidade perante os clientes e fornecedores.

Crie promoções para divulgar a oficina mecânica

Uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes é fazer promoções. E isso não quer dizer que você precisa abaixar sempre os preços dos seus serviços. Mas um pouco de criatividade pode converter uma simples oferta em um grande negócio para o seu público.

Nesse contexto, alguns exemplos de promoções que podem ser criadas pela sua oficina mecânica são:

  • “A partir da 3ª revisão, ganhe uma troca de óleo”;
  • “Indique 2 amigos e ganhe uma lavagem”;
  • “Curta a nossa página do Facebook e obtenha descontos”. 

Assim como em qualquer outro lugar, as pessoas gostam de receber brindes, agrados e regalias. Então, fazer promoções pode ser uma excelente arma para conquistar novos clientes e manter aqueles que já preferem os seus serviços.

Invista em treinamento de funcionários

Não há nada pior do que funcionários despreparados, não é mesmo? Além de não ajudarem os clientes a resolver seus problemas, eles ainda podem tornar a situação ainda mais desastrosa. E, quando isso envolve carros, que têm alto custo, qualquer descuido pode ser fatal. 

Então, investir em treinamento de funcionários é uma ótima alternativa para prestar um serviço de excelência. Ofereça cursos de especialização e atualização para a sua equipe, e incentive a participação em palestras, workshops e eventos relacionados ao universo automobilístico. 

Assim, os clientes ficarão mais satisfeitos e provavelmente farão a melhor propaganda possível da sua oficina e do seu time de funcionários. Afinal, em um mundo com pessoas tão exigentes, não há melhor do que a divulgação espontânea do seu negócio! 

Reforce o pós-venda

Talvez, a maior dificuldade das empresas não seja atrair novos clientes, mas sim mantê-los. Não basta oferecer um serviço de qualidade ou ter uma excelente estratégia de comunicação; também é necessário criar um relacionamento com o público após a prestação do serviço.

Nesse contexto, você pode fazer pesquisas de satisfação perguntando sobre o atendimento, o local, o serviço, os funcionários, o prazo, o preço e outros fatores que podem influenciar a preferência dos seus clientes.

Você pode utilizar formulários, e-mail ou até mesmo ligações telefônicas. Além disso, as pessoas gostam de ser lembradas. Então, vale a pena enviar um e-mail agradecendo a preferência e ressaltando a importância do cliente para a empresa, por exemplo. 

Enfim, seguindo essas dicas, você com certeza conseguirá muito mais visibilidade e retorno para a sua oficina mecânica!

Desenvolver uma boa estratégia de marketing e comunicação será fundamental para que a sua empresa se destaque em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado. Então, não perca tempo e coloque logo essas estratégias em prática!

E, agora que você já sabe como divulgar a oficina mecânica, aproveite para descobrir o que a Fórmula 1 pode ensinar para sua oficina.

Fonte: Takao

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...