Pastor ensina como combater o cansaço espiritual

Em vídeo publicado em suas mídias sociais, o pastor Luciano Subirá deu algumas dicas sobre como lidar com o cansaço espiritual.

O cansaço físico é solucionado com descanso e uma boa noite de sono, segundo ele. Mas o cansaço que vem da alma precisa da intervenção divina.

O matérial, gravado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, inicia com uma reflexão sobre um texto de Isaías: “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” (Is 40.29)

Conforme destaca Subirá, “Deus conhece o nosso cansaço e Ele se dispõe a nos fortalecer”. Em seguida, explica que, embora tenhamos a necessidade do renovo das forças do corpo, Jesus alivia e também oferece descanso para a alma.

 

“Nossa estrutura é limitada. Deus reconhece que o homem precisa de descanso. Desde o início, nós vimos a preocupação de que o homem repousasse pelo menos um dia da semana”, lembra. Por isso, é importante “parar com a correria”, além de conhecer uma “outra dimensão de descanso”, assegura o pastor.

Cansaço na alma

Citando as palavras de Paulo em Gálatas 6:9, pediu que “não nos cansemos de fazer o bem”. Ao mesmo tempo, destaca que “Não é só o cansaço físico, às vezes, é o cansaço interior, aquele desânimo de se doar”.

“Muitas pessoas não reconhecem, não dão retorno e não correspondem ao que estamos fazendo”, especifica.

Quando Deus nos socorre

“Há duas maneiras de Deus fazer isso: quando Ele vem a nós e quando nós vamos até Ele”, disse. Muitas vezes, é preciso tomar consciência do estado do corpo e da alma e buscar ajuda.

Paulo não falou só do cansaço, ele também falou do desânimo, da solidão e dos problemas. “Muitas vezes faltam forças até para continuar chorando, porque existe um nível de exaustão fora do comum”, declarou.

Mas há solução. “Porém, requer de nós uma atitude de , porque nem sempre haverá ânimo e disposição física ou emocional para isso”, explica.

No livro de Hebreus fala que da fraqueza tiraram forças. Como? “Através da fé. Precisamos aprender a buscar ao Senhor, ir ao encontro dele”, depois mencionou o texto bíblico.

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.31)

Diga o fraco: eu sou forte

 

A mudança da declaração pode mudar o rumo da situação. “Em vez de falar só da sua fraqueza, comece a declarar a força, não a sua, mas aquela que Deus manifesta em você”, encoraja.

Ele explica que a fraqueza faz uma pessoa lembrar da necessidade de buscar a Deus. “É um lembrete de que sozinho não vamos longe. Precisamos do socorro de Deus”, conclui.

Assista!

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: