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Pastores, Divórcio E Novo Casamento

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Por Augustus Nicodemus
Afinal, qual a importância de um casamento sólido e duradouro para o ministério pastoral?

Paulo escreveu que “é necessário que o bispo… seja esposo de uma só mulher” (1Tm 3.2). Podemos interpretar essa passagem de duas ou três maneiras diferentes, mas todas elas, ao final, falam da necessidade de um casamento exemplar para os líderes cristãos. Creio que há vários pontos que podem ser mencionados aqui.

O primeiro é a paz e o sossego que um casamento estável oferece e que se refletem inevitavelmente na lide pastoral.
O segundo ponto é o exemplo, para os filhos, se houver, e para os casais da igreja que pastoreia. Todos esperam que o casamento do pastor seja uma fonte de inspiração e exemplo. Casamentos que dão certo e duram a vida toda funcionam como uma espécie de referencial para os demais casamentos, especialmente se for o casamento do pastor.
O terceiro ponto é a questão da autoridade. Não era esse o receio de Paulo, que após ter pregado a outros não viesse ele mesmo a ser desqualificado? (1Co 9.27). Qual a autoridade de um pastor divorciado já pela segunda ou terceira vez para exortar os maridos da sua igreja a amarem a esposa e a se sacrificar por ela? Essa história aconteceu com um pastor que foi colega meu de seminário. Certo dia, falando na igreja sobre os deveres do marido cristão, sua própria esposa se levantou no meio do povo e disse, “É tudo mentira, ele não faz nada disso em casa!”. O pastorado daquele colega acabou ali mesmo.
Mas tem um quarto ponto.  Pastores que já vão no segundo ou terceiro casamento estão passando a seguinte mensagem para os casais da igreja: “O divórcio é uma solução legal e fácil para resolver os problemas do casamento. Quando as coisas começam a ficar difíceis, o caminho mais rápido é o da separação e o recomeço com outra pessoa”. Essa mensagem é também captada pelos jovens, que um dia contrairão matrimônio já pensando no divórcio como a saída de incêndio.
Não que eu seja absolutamente contra o divórcio. Como calvinista, entendo que o divórcio é permitido naqueles casos previstos na Escritura, que são o adultério e a deserção obstinada (Mateus 19.9; 1Coríntios 7.15; ver Confissão de Fé de Westminster XXIV, 6). Sou contra a sua obtenção por quaisquer outros motivos, mesmo que fazê-lo seja legal no Brasil.
Fico me perguntando se, ao final, tudo isto, não é uma versão moderna e evangélica da velha poligamia. Como ela é proibida no Brasil e rejeitada por uma parte das igrejas, alguns pastores acharam esse meio de ter várias mulheres durante o seu ministério, embora não ao mesmo tempo, que é casar-se várias vezes em seqüência, com mulheres diferentes.
Augustus Nicodemus
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor, escritor, e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e doutor em Interpretação Bíblica (África do Sul, Estados Unidos e Holanda), professor de exegese, Bíblia, pregação expositiva no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, da IPB, autor de vários livros.
Fonte: O Tempora, O Mores
1 comentário
  1. Luiz Henrique de Almeida Silva Diz

    O divórcio não é permitido por DEUS (pelo contrário, DEUS abomina, odeia o divórcio). A carta de divórcio só era dada como registrada em Deuteronômio 24 em casos de não virgindade da noiva constatada no primeiro dia de casada ou por ser ela aleijada ou ter uma doença que a impedisse de cumprir seus votos matrimoniais (se houvesse nela coisa feia). Moisés não mandou ninguém se divorciar, permitiu por causa da duresa dos corações dos homens que não sabiam amar e consequentemente perdoar. A palavra “porneia’ empregada por CRISTO em Mateus 19 nunca pode ser traduzida por adultério, pois quem adulterava era apedrejado. A palavra “porneia” significa prostituição e isso só pode ser feito por solteiro (a). Quem é casado não prostitui, mas adultera, então JESUS não permitiu e nem apoiou o divórcio.

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