Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Pesquisa mostra que ato de bocejar serve para esfriar a cabeça

Estudado há mais de 200 anos, o bocejo vai muito além do sono e do cansaço. Entenda como esse ato 'contagioso' funciona como um ventilador cerebral.

Já se perguntou por que bocejamos? O ato de bocejar acontece, geralmente, quando se está com sono. Mas um estudo recente revelou que a principal função do bocejo não é alertar que o corpo está cansado. Segundo a pesquisa, bocejar “esfria” o cérebro.

Acontece com você?

Há mais de 200 anos, especialistas tentam identificar as causas do bocejo. Uma das características mais curiosas do ato de bocejar é que ele parece ser contagioso. Uma vez que você vê alguém bocejando, acaba fazendo o mesmo, como um reflexo incontrolável.

Há muitas hipóteses que tentam explicar essa reação do corpo. Uma delas é que bocejar é uma tentativa de trazer mais oxigênio para o pulmão. Outra hipótese defende que o bocejo é uma forma de mostrar socialmente que o indivíduo está entediado. Uma terceira teoria diz ainda que quando bocejamos mostramos os dentes, o que serve para intimidar outras pessoas.

Ventilador cerebral

Mas uma pesquisa recente feita por austríacos e americanos levantou uma nova hipótese. Segundo esse estudo, que investigou a termorregulação, o bocejo funciona como um ventilador dentro de um computador: quando bocejamos, inspiramos um ar mais frio e conseguimos resfriar o cérebro. O sono e o cansaço entram na história, porque eles são os responsáveis pela elevação da temperatura cerebral.

Tem a ver com onde eu moro?

Os pesquisadores examinaram 120 pessoas em Viena, na Áustria e em Tucson, nos Estados Unidos. Viena foi escolhida por causa de suas baixas temperaturas, enquanto Tucson, que fica em uma região desértica, por causa das temperaturas muito altas. O estudo revelou que as pessoas bocejam menos em regiões com temperaturas muito extremas, tanto altas quanto baixas. Isso porque quando está muito frio, não é preciso “esfriar a cabeça”. Já quando está muito quente, não faz sentido inspirar um ar ainda mais quente. Assim, moradores de lugares com temperaturas medianas acabam bocejando mais.

Faça o teste!

Uma segunda pesquisa mostrou que colocar uma bolsa de água quente na cabeça acaba provocando mais bocejos. Já quando se coloca uma bolsa de água fria o efeito é contrário, o que comprova que o ato de bocejar realmente está ligado à temperatura cerebral.   

Dados curiosos:

1. Crianças a partir dos 5 anos, idade em que se desenvolve a empatia, bocejam quando estão com outras crianças;
2. Bocejamos mais quando estamos com a família e amigos do que com estranhos. E o mesmo acontece com os cachorros! Os cães bocejam mais quando estão próximos dos donos;
3. Pessoas que estão no mesmo ambiente bocejam mais.

Fonte: G1

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...