Duração: 60 minutos
Objetivos
- Conhecer os principais reis de Israel e suas contribuições.
- Reflexionar sobre as qualidades de um bom líder.
- Aprender a importância da liderança em nossa vida.
Materiais Necessários
- Bíblia
- Quadro e marcadores
- Folhas de papel e canetas
- Cartões com características de cada rei (opcional)

Estrutura da Aula
- Abertura (5 minutos)
- Oração inicial.
- Apresentação do tema e objetivos da aula.
- Introdução aos Reis de Israel (15 minutos)
- Breve exposição sobre os principais reis: Saul, Davi e Salomão.
- Saul: Primeira unção e seus desafios.
- Davi: Unificação do reino e seu legado.
- Salomão: Sabedoria e construção do Templo.
- Discussão sobre as qualidades que fizeram deles líderes marcantes.
- Breve exposição sobre os principais reis: Saul, Davi e Salomão.
- Dinâmica – “Características de um Rei” (20 minutos)
- Divida a turma em grupos.
- Cada grupo receberá um cartão com uma característica (ex: coragem, sabedoria, justiça).
- Os grupos devem discutir como essa qualidade se relaciona com os reis mencionados e apresentar suas conclusões para a turma.
- Estimule perguntas como: “Que exemplo isso nos dá?” e “Como podemos aplicar em nossas vidas?”.
- Reflexão (10 minutos)
- Conduza uma discussão em grupo sobre o que os jovens aprendem com o exemplo desses reis.
- Pergunte: “Que tipo de líder você gostaria de ser?” e “O que podemos aprender com os erros e acertos deles?”.
- Aplicação (5 minutos)
- Incentive os juvenis a escreverem um compromisso de liderança, como uma qualidade que desejam desenvolver em suas vidas.
- Compartilhar, se desejarem, em pequenos grupos.
- Encerramento (5 minutos)
- Oração final.
- Lembrete sobre o próximo encontro e os temas a serem abordados.
Sugestões Adicionais
- Atividade Extra: Propor um mural onde cada juvenil pode colar ou desenhar a característica de liderança que mais admira em um dos reis.
- Leitura Bíblica: Incluir um trecho significativo que descreva as ações e decisões dos reis, para reflexão conjunta.
Esse plano busca não apenas ensinar, mas também envolver os juvenis em uma auto-reflexão e discussão sobre liderança em suas vidas.