Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Quase 60% da população holandesa diz não ter nenhuma religião, mostra pesquisa

O relatório ‘Religião na Holanda 2021’ confirma que a secularização na Holanda continua avançando.

Uma igreja em Maastricht, Holanda. (Foto: Matti Tanskanen/Unsplash)
Uma igreja em Maastricht, Holanda. (Foto: Matti Tanskanen/Unsplash)

Pesquisa realizada pelo Dutch Centraal Bureau voor de Statistiek (CBS, Escritório Central de Estatísticas) mostra que aproximadamente 58% da população holandesa com 15 anos ou mais respondeu não pertencer a nenhuma denominação religiosa.

De acordo com o Evangelical Focus, o relatório ‘Religião na Holanda 2021’ confirma que a secularização no país continua avançando. Enquanto em 2010 cerca de 45% não tinham afiliação religiosa, em 2020 o número cresceu para 55%. Este ano, subiu mais 3 pontos.

Entre os 42,6% que se dizem religiosos, os católicos romanos são os que mais declinam (27% em 2010, 18% em 2021), seguidos pelos que se identificam como protestantes (de 18% para 14%).

Os muçulmanos e os que pertencem a outros grupos permanecem estáveis ​​em 5%.

Faixas etárias

O levantamento mostra que as maiores diferenças estão entre as faixas etárias. Vinte e oito por cento dos jovens de 18 a 24 anos pertencem a um grupo religioso contra 65% daqueles com mais de 75 anos.

O relatório mostra que em comparação a 2010, as diferenças entre as faixas etárias foram menos acentuadas. Quase metade de todos entre 15 e 44 anos pertencia a um grupo religioso, enquanto o pico estava entre aqueles com mais de 75 anos (73%).

Entre os gêneros, as mulheres são mais propensas a fazer parte de um grupo religioso (45%) do que os homens (40%). As diferenças foram semelhantes em 2012 (57%-52%).

Frequência à igreja

A pesquisa também mostra que cada vez menos holandeses com mais de 15 anos frequentam cultos religiosos pelo menos uma vez por mês. Em 2021 era 13%.

Os católicos vão menos à igreja (13%), enquanto mais da metade dos protestantes (50,8%) frequentam regularmente a igreja.

Já 43% dos muçulmanos frequentam suas mesquitas pelo menos uma vez por mês.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO EVANGELICAL FOCUS

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...