QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA?

QUERO MUDAR DE IGREJA

Se você é cristão, provavelmente já se fez a pergunta QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA? Mas junto com ela surgem outras: “É pecado mudar de igreja? Eu posso mudar de igreja? O que os meus pastores vão pensar?”.

Pois é, se você está com essas dúvidas pairando em sua mente, saiba que você não está só e até poucos dias atrás eu estava nessa com você (SAIBA MAIS) e se chegou à esse artigo, é possível que agora, neste exato momento esteja acontecendo o culto da sua igreja. E porque eu estou dizendo isso? Estou tendo uma visão profética? Não! Mas é o que a plataforma mostra:

As pesquisas sobre o termo “mudar de igreja” ocorrem com maior frequência, justamente nos horários de culto. Os picos sobre essa busca são aos domingos entre 10:00 às 12:00 e das 18:00 às 20:00, também é possível observar um pico às quarta e quintas-feiras das 19:00 às 20:00. Horários de culto na maioria das igrejas.

E o que isso diz sobre você? Diz que você não está contente em estar em casa e não cultuando ao Senhor. Você entende que o seu lugar é na igreja, servindo e adorando à Deus, mas por algum motivo, não consegue mais estar ou ir na sua igreja local.

O google também nos mostra que já foi pesquisado mais de 980 variações relacionadas à “mudar de igreja”, entre elas, 180 são perguntas, como: “Quando mudar de igreja? Como mudar de igreja? O que a bíblia fala sobre mudar de igreja?”.

980 variações de buscas somente no google é um número considerável e aposto que não foi você que pesquisou tudo isso.

Mas o que será que está acontecendo para tantas buscas e variações de pesquisas sobre mudar de igreja?

A falta de debate sobre esse assunto, que é pouco falado nos púlpitos, plataformas, mesas e discipulados, é um dos fatores principais.

Por ser um assunto quase não falado, existe o receio sobre a reação da liderança da igreja; “O que meu líder vai pensar? Qual será a reação do meu discipulador? Como o pastor vai reagir?”(SAIBA COM EU LIDEI COM ESSAS PERGUNTAS)

Isso acontece justamente porque não se fala sobre isso, e nas poucas vezes que esse assunto ganha voz é de forma negativa.

Sendo assim, até faz sentido buscar respostas para essas dúvidas na internet.

Ouvir e ler o que é falado sobre esse assunto é importante, mas não quer dizer que a internet seja a melhor ferramenta. É como aquelas pesquisas que fazemos: “Estou com dor de cabeça e coceira no pé, o que significa?”. Provavelmente vamos encontrar algum artigo dizendo que é câncer.

E no que se refere às coisas de Deus e ao nosso relacionamento com Ele e a Igreja, provavelmente encontraremos coisas tão absurdas quanto ao diagnóstico de câncer.

O melhor lugar para esse assunto sempre será a mesa, uma mesa com a liderança, com os pastores, com os irmãos. A bíblia nos garante que na multidão de conselhos há segurança, mas talvez essas mesas não estejam acessíveis, então vamos falar sobre isso agora. Foi por isso que escrevi este artigo e também um livro sobre (LEIA AQUI).

QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS É PECADO?

Entre as 980 variações de pesquisas encontradas sobre esse tema, uma das mais comuns é essa; “É pecado mudar de igreja?” e a resposta é NÃO!

Definitivamente, não é pecado mudar de igreja, e creio que seja essa a resposta que você está procurando. No entanto vale alertar que existem algumas situações que precisam de atenção durante esse processo, e uma delas é:

MOTIVAÇÃO

O que te conduziu a querer mudar de igreja?

Existe um motivo, ou alguns que te trouxeram até essa situação e eles podem ser os mais variados possíveis, como: “A igreja que estou não não segue a bíblia como deveria; Ela não é cristocêntrica; Existe um ambiente de manipulação”Esses são bons sinais de que você de trocar de igreja, mas mesmo assim não quer dizer que você obrigatoriamente deve trocar ao identificar essa situação.

Você já parou para pensar que existe a possibilidade de Deus ter te colocado nessa igreja, para que você seja um agente de transformação nessa deficiência que encontrou?

Agora se as suas motivações são; “Não gosto do pastor; Não tenho oportunidade; Aqui tem muita gente errada; Muita fofoca; O culto demora para acabar”Essas reclamações não devem ser o motivo para trocar de igreja.

Não que seja proibido pensar isso, é normal não concordarmos ou não gostarmos de algumas coisas, principalmente quando envolve o relacionamento com o próximo. Mas se a sua igreja é uma igreja fundamentada na palavra, é cristocêntrica e tem uma liderança que está focada em fazer a vontade de Deus, neste caso vale pensar mais um pouco sobre isso e buscar a vontade de Deus.

COMO ESTA O SEU CORAÇÃO?

Embora o fato de mudar não seja pecado, alguns sentimentos podem ser. Ofensa, ressentimento e a falta de perdão é pecado. E sobre isso nós temos bons conteúdos de homens e mulheres de Deus que já traçaram uma longa jornada de evangelho e tem muito a nos ensinar. John Bevere, escreveu um livro que todo cristão deveria ler, não uma, mas diversas vezes ao longo da sua caminhada com Cristo e a igreja. “A Isca de Satanás”

Este livro expõe uma das armadilhas mais sutil e poderosa que satanás utiliza, para nos tirar da vontade de Deus: A ofensa.

Se você sondou as suas motivações e identificou que está ofendido, deve ler esse livro, aliás todos nós devemos ler. Como diz o próprio prefácio do livro, a ofensa é algo sutil e talvez nós nem sabemos que estamos preso à essa armadilha e talvez isso tenha nos motivado a partir. Leia o artigo: O ministério da Reconciliação.

IGREJA NÃO É RESTAURANTE

Vivemos hoje em mundo de consumo, fomos conduzidos e educados à isso e infelizmente essa cultura já chegou no nosso relacionamento com a igreja. Temos tratado a igreja como um restaurante, onde entramos e nos alimentamos; se gostarmos, voltamos e indicamos para outras pessoas, caso contrário, não voltamos, não indicamos e ainda negativamos nos aplicativos e redes sociais.

É assim que a igreja tem sido tratada; como um local de consumo, mas nós não somos chamados a ser consumidores de igreja. Somos chamados a servir a igreja, e isso isso nos leva de novo a pergunta: Você já parou para pensar que existe a possibilidade de Deus ter te colocado nessa igreja, para que você seja um agente de transformação nessa deficiência que encontrou?

Leia o artigo: Qual a importância de servir na igreja?

Independente de qual seja a motivação, já vimos que ela não deve ser o fator decisivo. Existe um fator, um motivo que deve ser não o principal, mas o único quesito a ser levado em consideração quando fizermos a pergunta: “Devo trocar de igreja?”, e esse fator é a vontade de Deus.

Se você é maior de idade e tem o controle sobre a sua vida, a sua obediência deve ser à vontade de Deus, ao que o Espírito Santo tem dito a você. Se ele te disse: “Sai; vai; troca; muda”, você está esperando o que para tomar essa decisão? Mas se ele não te disse nada, provavelmente é porque você não deve fazer nada.

PATERNALISMO X PATERNIDADE

Se existe um tema que você deve muito levar a sério quanto a sua vontade de mudar de igreja é esse tema. Talvez você esteja fazendo parte de uma seita e nem saiba

PATERNALISMO

Paternalismo é quando líderes tomam decisões por nós, achando que sabem o que é melhor para nossa vida; com quem casamos, onde trabalhamos, se podemos passear com a família ou não. Isso muitas vezes é feito sem considerar nossa opinião ou vontade, limitando nossa liberdade, tudo deve passar pelo crivo de um líder máximo. Na igreja, isso acontece quando líderes/pastores controlam cada detalhe da vida da congregação, sem dar espaço para participação ou crescimento pessoal. Eles acreditam que estão protegendo, guiando e sendo a voz de Deus na vida das pessoas, mas na verdade, estão impedindo que as pessoas desenvolvam sua própria fé e capacidade de decisão.

Líderes paternalistas nunca admitem erros, dificilmente você ouvirá: “Errei”. Porque o orgulho e a arrogância não permitem.

Também evitam reconhecer que alguém que saiu da igreja possa estar certo, eles preferem manter uma imagem de perfeição, alegando que não há lugar melhor que aquele. Além disso, eles cortam relações com quem sai. Se saiu, já não é mais de Deus. A reputação de quem saiu será atacada. Calúnias, suposições e até conversas pessoais e íntimas serão expostas.

Para manter o controle, isolam a igreja de outras influências, insistindo que Deus só se move através daquele ministérios ou de poucos, que partilham da mesma visão controladora, tais pastores não gostam de compartilhar o púlpito, é um risco.Líderes paternalistas nunca incentivam uma obediência crítica à Bíblia com “Obedeça a palavra, mais do que a mim”. Você é útil enquanto tiver uma obediência cega. A relação pode acabar de forma imediata caso você questione qualquer prática.

Não gostaria de te assutar, mas, o controle excessivoisolamento do mundo exteriormanipulação emocionalrestrições a liberdadedesencorajamento do questionamento e rejeição aos que tomam outos caminhos, são as caracteristicas marcantes de seitas e não de igrejas saudáveis.

PATERNIDADE

Paternidade na igreja é completamente diferente, envolve cuidado genuíno, orientação e apoio, mas com respeito à autonomia e ao crescimento de cada pessoa. Um líder que pratica a paternidade espiritual não controla, mas orienta e encoraja o desenvolvimento espiritual individual.

Você não precisa ter a benção do pastor, para casar com aquela pessoa, para mudar de emprego, para curtir um final de semana com a família.

Você precisa do sim de Deus, e isso é incentivado em uma igreja paternal; buscar a vontade de Deus, não a do lider ou a do pastor.

Obviamente, há sabedoria na multidão de conselhos e é uma boa pratica compartilhar seus anseios com os irmãos, no entanto a ultima palavra é de Deus e você é livre para tomar suas decisões.

Deus é o verdadeiro Pai, e a igreja deve refletir essa paternidade. A igreja deve ser um lugar onde todos se sintam parte de uma família espiritual, onde os órfãos encontram um pai, e as viúvas têm sua causa defendida. É um ambiente de acolhimento e crescimento, não de controle e manipulação.

Enquanto o paternalismo sufoca e controla, a paternidade nutre e libera. A igreja deve buscar ser um corpo paternal, refletindo a paternidade de Deus, onde cada membro é valorizado e incentivado a crescer. Líderes devem ser guias amorosos, não controladores autoritários, promovendo um ambiente de liberdade, crescimento e verdadeira comunhão.

Assista a explicação do Leandro Barreto sobre a diferença entre Paternalismo e Paternidade.

QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS O QUE A BÍBLIA DIZ?

A bíblia não diz nada sobre isso, não existe mandamento bíblico sobre esse assunto, o que você vai encontrar na bíblia, no novo testamento são diversas igrejas, diversas placas e denominações, vemos até Paulo andando por elas, visitando, pregando e admoestando-as.

O próprio Jesus no livro de apocalipse, menciona 7 igrejas. Mas em nenhum local está escrito; “Não troque” ou, “Não mude”.

No entanto, a bíblia nos orienta a amar a igreja, a lutar por ela, a servi-la, e a estar na igreja. Talvez isso já seja o suficiente para você não realizar a troca. Portanto leia a bíblia, talvez ela fale com você. Leia o artigo: Qual o segredo para ler a bíblia?

Pode ser que você tenha identificado falhas em sua igreja, e ela tem, algumas até graves. Mas quando a palavra nos diz que devemos amá-la e servi-la, significa que não podemos simplesmente abandoná-la no primeiro problema encontrado.

Talvez a solução do problema esteja em nós, ou talvez o problema seja nós.

Se a motivação para a troca da igreja for por problemas encontrados nela, devemos antes nos perguntar: “Eu posso fazer algo para mudar a situação?”; “Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para ajudar?”.

Será que não podemos andar uma milha a mais e tentar ajudar a igreja, ajudar o pastor e ajudar os nossos irmãos?

A palavra é muita clara sobre a verdade; ela liberta e deve ser dita. Então se a sua vontade de sair da igreja está relacionado a problemas que você identificou, busque conversar sobre isso, busque a sinceridade e dialogue. Tenha tempo de mesa, de discipulado e fale aquilo que te aflige, mas com as pessoas corretas, aquelas que vão poder te ajudar, se o intuito for só reclamar, melhor ficar em silêncio.

Apesar de não ser pecado e não constar na bíblia, podemos cometer sérios erros durante esse processo e erros que estão claramente ditos na bíblia; “…discórdias, ciúmes, raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, …”

Somos chamados a participar do bem estar da igreja, mas sendo feito isso, quando chegar o dia, que você possa dizer: “Tendo feito o que me cabia, agora está na hora de procurar outra igreja”

QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS COMO FAZER A TROCA?

Você já avaliou todo o cenário, possibilidades e motivações. Orou, buscou em Deus e a decisão é trocar de igreja. Bem vindo ao clube, eu Roberto, autor deste artigo também passei por isso, e devo te informar que os próximos passos precisam ser tão cuidadosos quanto os anteriores. Muita coisa está envolvida nisso; os amigos que você está deixando para trás, as atividades que você não vai mais fazer; a liderança que vai questionar; o que você vai falar; como as pessoas vão reagir a sua decisão e como você vai reagir a reação delas.

Lembre-se que somos chamados a promover o bem estar da igreja, e não é porque estamos saindo, que precisamos jogar uma granada e sair correndo, não. O ministério que o Senhor confiou a todos nós é o da reconciliação, o de promover a paz.

COMO FALAR COM OS PASTORES?

Infelizmente não existe receita para isso, estamos falando de pessoas, e pessoas são diferentes, pensam e agem diferente. O único ingrediente padrão para isso é a verdade, é com ele que temos que trabalhar, mas ele não é garantia de tranquilidade nesse processo.

Não saia simplesmente, chame os seus pastores, a sua liderança, o seu discipulador. Honre a vida deles e todo tempo que investiram na sua vida e seja sincero, conte os detalhes, o que te fez chegar a essa decisão, talvez eles entendam, talvez não. É provável até que a sua decisão seja mudada. Mas é válido e necessário um diálogo aberto, lógico que se for possível, sabemos que existem lideranças não saudáveis que não querem falar sobre isso. ESSA PARTE NÃO FOI FÁCIL PRA MIM

PRECISO DA BENÇÃO DOS PASTORES?

Ter a opinião e aprovação de quem te acompanha é muito importante e válida, mas vamos partir do princípio que você é livre, Jesus conquistou essa liberdade para você.

Embora sejamos carinhosamente chamados de ovelhas e ovelhas vivem em rebanho, esse rebanho não é de nenhum homem nesta terra. Fazemos parte do aprisco de Jesus Cristo e existem igrejas e lideranças que pensam de forma errada, querendo prender as suas ovelhas em “seu” rebanho, mas você é livre e responsável pelas suas decisões e partindo do princípio de que você fez o caminho correto até chegar a essa decisão; sondou o seu coração e conhece as motivações, não tem porque ficar preso a essa exigência.

Mas é imprescindível que haja respeito, elegância, ética, educação e honra. Se compararmos com um ambiente profissional, ao sairmos da empresa, ao trocarmos de trabalho, existe uma ideia de que devemos sair bem, deixar a porta aberta, mas porque em uma relação de família espiritual deveria ser diferente? Agradeça, honre e se despeça. Se receber uma oração de envio, de benção, agradeça, se não, agradeça do mesmo jeito e vá.

DURANTE A SAÍDA

Agora vou falar do meu processo, sobre coisas que o Espírito Santo me ministrou, já passei por tudo que falamos anteriormente e agora estamos na fase da saída.

Deus foi muito bom comigo durante esse processo. Em cada etapa Ele foi me dando um passo a passo completo de como fazer e como me comportar, foi tudo tão detalhado que escrevi um e-book sobre isso; QUERO MUDAR DE IGREJA, E AGORA?.

E sobre a saída Ele foi muito enfático sobre algumas coisas específicas;

  • Nem todo mundo precisa saber;
  • Não arraste ninguém com você;
  • Não fale mal da igreja que você saiu;

Fale somente com aqueles que você deve satisfação; os que te lideram, os que você lidera e seus amigos, nem todo mundo precisa saber o que acontece na sua vida. A Sunamita nos ensina muito sobre isso no livro de 2 Reis. Ela tinha um grande problema e sabia quem poderia resolver, mas no caminho as pessoas perguntavam, se ela estava bem, ela não estava, mas não precisava dizer para quem não iria ajudá-la e não disse, foi diretamente em quem a ajudaria e de fato ajudou.

O que tem para a sua vida, pode ser que seja só para você e sua família, lembra da história de Abraão? Deus mandou que saísse da sua parentela para uma terra que Deus mostraria. Deus mandou ele deixar tudo para trás e ir viver algo novo. Ele não obedeceu completamente e levou Ló com ele, e podemos ver claramente no livro de Gênesis que não foi uma boa decisão. Ló, Abraão e toda descendência dele e ouso dizer que até nós pagamos até hoje o preço por Abraão ter levado o sobrinho com ele.

Lembre-se que a igreja é a noiva de Cristo, eu não sei você, mas eu não seria louco de falar mal da noiva de ninguém, muito menos a de Cristo. Seja grato pelo que você viveu e aprendeu na igreja que estava, mesmo que você tenha motivos para estar chateado, esqueça isso, libere o perdão e siga em frente.

NÃO FIQUE SEM IR À IGREJA

Mesmo não tendo um lugar para chamar de casa, família e de sua igreja, não deixe de congregar.

Aproveite esse tempo e visite lugares, visite a igreja de amigos. Sabe aquele amigo que sempre te convidou: “Vem visitar a minha igreja.”.  Vá!

Quando decidimos sair da igreja que estávamos, minha família e eu entramos em um acordo: Não passaríamos um domingo sequer sem estar cultuando em alguma igreja. Tínhamos os nossos momentos de comunhão, devocional e secreto em casa, mas o domingo deveríamos estar na igreja. E assim fizemos. Foi incrível, conhecemos lugares e pessoas maravilhosas.

Entendemos que a igreja também tem como uma de suas finalidades, ser um lugar de segurança, um lugar de refúgio e abrigo, mesmo sabendo que muitas vezes, será dentro dela que você será ferido.

Compare a igreja com a arca de Noé, esqueça aquela história infantil, com animais coloridos e simpáticos e um céu azul e um mar tranquilo no cenário, esqueça isso.

A arca era um lugar de muito trabalho, com os mais diversos tipos de animais, cada um com o seu temperamento; alguns são carinhosos, alguns são reservados, outros agressivos, uns comem muito, outros comem pouco, alguns trabalham, outros só dormem.

Além disso você tem que servir todos esses animais e tem que limpar a sujeira deles. E ainda assim, alguns querem te morder, outros são tão grandes que pisam em você.

Mas, quando você olha pela janela da arca, você vê um mundo cinza de tempestade, ondas tentando naufragar e afundar a arca ou a igreja, quando você olha mais um pouco, você vê corpos boiando. E ai você lembra que embora, você se machuque e trabalhe muito, dentro da arca há vida, há salvação. Não pule para fora dela. Leia: Contos de Um Observador

QUERO MUDAR DE IGREJA, MAS COMO ACHAR UMA NOVA?

Muito importante levar esse processo até o final entendendo que é uma troca, não uma saída. Você trocando de igreja e quanto menos tempo você ficar sem congregar é melhor.
(Te incentivo à ler o meu testemunho pessoal sobre)

Quando não estamos congregando, estamos vulneráveis a todo tipo de armadilha do inimigo, então procure logo um lugar para chamar de casa. Talvez você tenha saído da sua igreja, já sabendo para onde iria, ou talvez você esteja vivendo um processo semelhante ao meu, onde Deus começou isso tudo com a palavra dita à Abraão; “O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei.”. Existe algo muito interessante aqui, Deus disse sai, vai andando e no caminho eu te mostro a terra que lhe darei.

Comigo foi assim; sai sem uma igreja, fui andando e visitando algumas até que cheguei em uma e Deus disse; É aqui!

Sabe aquela história de que você só percebe que o prédio está torto quando tem um prédio reto ao lado? Pois é! No entanto, talvez onde você esteja hoje, sequer é permitido olhar para o prédio do lado. Nesse caso, como saber se o prédio está torto? Talvez seja necessário um pouco de desobediência.

A minha saída não foi por conta de problemas identificados, foi exatamente o que aconteceu com Abraão, sai e vai. Mas talvez com você seja por conta de problemas, então procure conhecer esse lugar, conheça a linha teológica, mas principalmente procure em Deus, ore, jejue e esteja sensível a voz Dele, não fique caçando problemas entenda que não somos consumidores de igreja, somos parte dela.

Apesar de tudo que foi dito aqui, o nosso foco deve ser sempre fazer a vontade de Deus, não a nossa, não a dos pastores, não a dos nossos amigos, mas sim a vontade de Deus. Então temos que estar atentos a voz Dele e temos que ter a ciência de que Deus não se contradiz. O seu processo de troca não pode contrariar o que a bíblia diz sobre rebeldia, sobre falta de perdão, sobre ira, maledicência e etc.

Espero que esse artigo te ajude, a mudar de igreja ou não, mas oro para que você tome a decisão correta e que o Senhor esteja contigo.

Vamos conversar sobre. Escreve ai nos comentários, sua opinião, sua experiência, uma crítica, um pedido de oração, DIGA ALGO, PELO AMOR DE DEUS! 🤩

Deus o abençoe!

Fonte: reconxiliai

Seu comentário...

Carrinho de compras
Rolar para cima
1
Aproveite as Ofertas de Hoje!
NOVIDADES DO DIA !!!
✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa:

Oferta de hoje! Aproveite...
✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

https://ebdinterativa.com.br/shopping

Lançamentos

https://ebdinterativa.com.br/loja-ebd/