Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Subsidios e Dinâmica: Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores

Professoras e professores, para a panorâmica do trimestre e  lição 01, apresento as seguintes sugestões:

– Organizem a aula em dois momentos: a primeira para a Panorâmica do Trimestre e depois a lição 01.

Parte 1 – Panorâmica do Trimestre:

– Mostrem a capa da revista e apresentem o tema: Os Doze Profetas Menores – Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo.

– Explorem a figura da capa da revista, perguntando:

O que vemos? Objetos antigos que se referem à escrita e edificações modernas.
O que isto tem a ver com o tema?  Os livros “Profetas Menores”, apesar de terem sido escritos há muito tempo, trazem no seu conteúdo lições importantes para os dias atuais.

– Falem sobre o Comentarista, o Pastor Esequias Soares. Vocês encontram informações na interação da lição 01. Se possível, apresentem uma foto dele.

– Apresentações dos temas das 13 lições, da seguinte forma:

Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem sobre as 05 divisões do AT, mostrando no índice os livros que compõem cada parte:

Pentateuco: de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)
Históricos: de Josué a Ester(12 livros)
Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)
Profetas Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)
Profetas Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).

Nesta úlitma parte, falem: Estes 12 livros(Profetas Menores) serão  o conteúdo das nossas lições deste trimestre, estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.

Parte 2 – Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores

– Nesta lição, serão apresentadas informações gerais destes livros, trabalhem  de  forma objetiva os seguintes pontos:
A  origem do termo “Profetas Menores”
Contexto histórico da época dos Profetas Menores
Inspiração e autoridade destes livros
Mensagem dos livros e sua atualidade

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu te Conheço?”

Dinâmica: Eu te Conheço?

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.

Material:
Os 12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e  MALAQUIAS).

Informações gerais sobre cada profeta ou livro( veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na escolha dos pontos a ser apresentados.

Procedimento:
– Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze profetas(um nome para cada aluno).
– Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo informações sobre os profetas ou livro(um papel para cada aluno).
Um exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não necessariamente receberá informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.
– Em seguida, um por vez, vai ler o nome do livro/profeta e depois o conteúdo informativo que recebeu. Depois que ele ler, o aluno pergunta:
 Você me conhece?
 Será que estas informações e  características  são minhas?
Outro aluno poderá dizer: Acho( ou tenho certeza) que as informações que tenho se referem a você! Então ele ler para a classe e o professor deve confirmar ou não a veracidade das informações sobre este ou outro profeta( o professor deverá ter conhecimento e certeza das informações sobre cada profeta).
Este procedimento deve acontecer até que todos os 12 profetas sejam apresentados.
– Depois, solicitem que os alunos que estão com os nomes dos 12 profetas se posicionem diante da classe, formando a sequência dos livros de acordo com a ordem em que aparecem na Bíblia.


É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(cetamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.

Informações  sobre cada profeta ou livro, através de versículos:

Observações:
– Os nomes dos profetas devem ser separados dos versículos, entreguem para os alunos de acordo com a descrição no procedimento.
– As referências dos versículos não aparecem para que o aluno descubra qual o livro ou profeta pelo conteúdo.

OSÉIAS: “… Vai toma uma mulher de prostituição… e foi tomou a Gomer…”
JOEL: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão sonhos”.
 AMÓS: “…Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.
 OBADIAS: “Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.
JONAS: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.
 MIQUÉIAS: “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
 NAUM: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente…”
HABACUQUE: “…Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos  a notifica…”
SOFONIAS: “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que  estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.
AGEU: “Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado”.
ZACARIAS: “Assim,  virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bêncão do Senhor”.
 MALAQUIAS: “ E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar  subsídios Pedagógicos no Blog Atitude de Aprendiz!

Pensem nisto!

Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!


“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...