Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Subsídios e Dinâmica: Lição 14: A Vida Plena nas Aflições

Façam uma retrospectiva das 13 lições anteriores. Para tanto, organizem a seguinte atividade:
Digitem as palavras e expressões abaixo relacionadas, que fazem alusão a cada tema estudado:
ENFERMIDADE(2)         MORTE(3)        VIOLÊNCIA SOCIAL(4)          VIUVEZ(5)
ESCASSEZ OU FALTA DE ALIMENTO(6)    CASAMENTO MISTO(7)     
FILHOS REBELDES(8)         DÍVIDAS(9)        PERDA DE BENS(10)        INVEJA(11)
ABANDONO(12)        COBIÇA PELA FAMA E PODER(13)

– Falem: Hoje estamos finalizando mais um estudo de um conjunto de lições. Vamos agora, fazer uma revisão dos temas abordados e depois trabalharemos a lição 14.

– Distribuam as palavras digitadas acima descritas e solicitem que os a procurem a verdade prática referente ao tema/lição que cada um recebeu.

– Solicitem que cada aluno leia o nome(o tema) que recebeu e depois leia a verdade prática contida na lição. À medida for lido, fixem no quadro ou cartolina os temas estudados.

– Em seguida, falem: Estes problemas aqui expostos fazem parte das aflições que podemos passar. Mas, podemos ter  uma vida plena, apesar das dificuldades.

– Agora, trabalhem o conteúdo da lição 14  de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

– Depois, utilizem a dinâmica “Na Fornalha”.

– Caso vocês desejem utilizar textos de reflexão, faço a sugestão de alguns já postados neste blog: O Bordado, Nessecidades Absolutas ou Deus do Impossível, que proporcionarão a reflexão de que nas dificuldades não estamos sozinhos, Deus está conosco e que podemos ter vida plena. Procurem no marcador “Textos de Reflexão”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação para Revista de Adolescente e Juvenis: Este trimestre há 14 domingos e em cada  revista temos apenas 13 lições. Há sugestão para a décima quarta aula, no blog Atitude de Aprendiz.

Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferecidadas nas aulas!

“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
Dinâmica: Na Fornalha

Objetivo: Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus está conosco.

Material: 01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).

Procedimento:

– Leiam Daniel 3. 12, 15, 17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.

– Solicitem que os alunos acompanhem  em suas Bíblias a leitura citada.


– Falem: Lemos o relato sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha, mas neste momento de extrema dificuldade  tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles, guardando-os na fornalha e não dafornalha.

Há momentos que também nos sentimos como se estivéssemos na fornalha, Jesus não nos prometeu ausência de problemas, mas que estaria conosco, conforme lemos em João 16.33 e Mateus 28.20b.

– Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem na fornalha. Para tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual foi o problema e a solução e como se sentiu amparado por Jesus. Caso a chama se apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.

Dessa forma, isto é,com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.

– Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “…Provei-te na fornalha da aflição”.

– Para concluir, façam uma oração pelos alunos que estão passando por problemas, isto é , estão na fornalha da aflição.

Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz.

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...