Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Adolescentes – Lição 10: Como Relacionar-se com o Próximo (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e=mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
– Agora, falem que o tema da aula será sobre relacionamento com o próximo.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Relacionamentos”.
– Depois, trabalhem outros pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Para concluir, leiam o texto de reflexão “Para se ter um bom relacionamento…”.
Entreguem este texto para cada aluno da seguinte forma: dobrem o papel ao meio, repita a operação e depois lacre-o com durex colorido.
Depois solicitem para que os alunos abram o texto e realizem a leitura de forma compartilhada. Falem que para ler o texto precisamos abri-lo, isto é, devemos estar abertos a manter bons relacionamentos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
 
Dinâmica: Relacionamentos

Objetivo: Exemplificar atos de respeito ao próximo

Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
– Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
– Recolham todos os papéis.
– Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
– Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
– Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
– Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc  6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: 
Para se ter um bom relacionamento…

– Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
– A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
– É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
– Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser confiável e honesto.
– Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia-a-dia.
– Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
– Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
– Não maltrate sem se deixe maltratar.
– Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
– Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!


Autor desconhecido.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...