Carregando agora
×

Devocional – A preservação da vida através das palavras!

7 de OUTUBRO de 2026, QUARTA

Devocional de Hoje

A preservação da vida através das palavras!

"O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos."
Provérbios 16:28

A qualidade da nossa vida está intimamente ligada à saúde dos nossos relacionamentos. Fomos criados por Deus para vivermos em comunidade, experimentando o apoio mútuo e a força da amizade. Contudo, Provérbios nos alerta sobre uma arma letal contra a paz da vida diária: o uso destrutivo das palavras através da fofoca.

O homem perverso não precisa de força física para causar danos irreparáveis; ele utiliza a difamação para semear a desconfiança. A fofoca age como um veneno que contamina o ambiente, destruindo reputações e arruinando laços valiosos. Quando damos espaço para a intriga, não apenas ferimos o próximo, mas também sabotamos a nossa própria qualidade de vida, criando um isolamento doloroso e um clima constante de amargura.

Viver a vida abundante prometida por Deus exige o domínio da língua. Essa vida floresce apenas onde reinam a graça e o cuidado com a honra alheia. Para protegermos as nossas amizades e garantirmos um caminhar sereno, precisamos nos recusar a ser o canal por onde a contenda flui. Escolher o silêncio diante da intriga é um ato poderoso que preserva a paz e a alegria.

Pratique a paz hoje, onde você está:
– Filtre as suas conversas: antes de repassar informações sobre alguém, avalie rigorosamente se o conteúdo edifica ou apenas expõe a pessoa de forma maldosa.
– Seja um escudo: quando uma fofoca chegar até você, encerre o assunto com sabedoria, recusando-se a espalhar a semente da discórdia.
– Restaure vínculos: se as suas palavras causaram separação no passado, tenha a coragem e a humildade necessárias para buscar a reconciliação.
– Releia Provérbios 16 e medite sobre a urgência de manter a sua boca sob o total domínio do Espírito Santo.

Para orar: 🙇🏻‍♂️
Senhor, confesso que por vezes permito que as minhas palavras sejam ferramentas de divisão. Perdoa-me por me envolver em contendas ou dar ouvidos à difamação que arruína relacionamentos. Purifica o meu coração. Ensina-me a proteger a vida e a honra dos meus irmãos, promovendo sempre a união e a graça por onde eu passar. Em nome de Jesus, amém!

A paz do Senhor Jesus e bom dia com amor, gratidão, alegria, fé, perseverança, confiança e esperança no Deus vivo, Todo-poderoso, Fiel e Eterno Salvador!

"Vós sois a luz do mundo… vós sois o sal da terra!"

Att.

✏️Perdeu algum devocional? Acesse: Todos eles no link abaixo
Site: https://ebdinterativa.com.br/

É autor, pastor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.

Você pode ter perdido