Carregando agora
×

Devocional – As muralhas da nossa alma!

16 de OUTUBRO de 2026, SEXTA

Devocional de Hoje

As muralhas da nossa alma!

"Como a cidade com os seus muros derrubados, assim é o homem que não sabe dominar-se."
Provérbios 25:28

No mundo antigo, os muros de uma cidade não eram apenas enfeites arquitetônicos; eles representavam a principal linha de defesa contra inimigos. Uma cidade sem muralhas era um alvo fácil, vulnerável a saques e destruição. Provérbios utiliza essa imagem poderosa para descrever a perigosa condição espiritual de quem não possui domínio próprio. Quando perdemos a capacidade de governar nossas emoções, palavras e impulsos, tornamo-nos como essa cidade em ruínas, abertos e expostos a desastres inevitáveis.

O domínio próprio não é uma repressão doentia dos sentimentos, mas o exercício maduro da liderança sobre o interior, conduzido pelo Espírito Santo. Vivemos em uma cultura que idolatra a expressão desenfreada das vontades, ensinando que reprimir um desejo é fraqueza. A sabedoria bíblica afirma o exato oposto. Ceder passivamente a ataques de ira, falar palavras cruéis no calor da emoção ou render-se a vícios demonstra extrema fraqueza. Sem a proteção do autocontrole, até as nossas maiores virtudes podem ser rapidamente destruídas por uma única reação impensada.

A verdadeira força não reside em conquistar os outros, mas em render a própria vontade ao senhorio de Cristo. Reconstruir as muralhas exige disciplina, arrependimento sincero e dependência contínua da graça divina. Quando o Espírito Santo governa o coração, Ele produz o autocontrole, capacitando-nos a dizer não aos impulsos destrutivos para preservarmos a nossa paz e o nosso testemunho diário.

Pratique o domínio próprio hoje, onde você está:
– Faça uma pausa intencional e silenciosa antes de responder a qualquer provocação ou de enviar uma mensagem movida por raiva.
– Identifique uma área descontrolada da sua vida (finanças, tempo nas telas ou alimentação) e imponha uma restrição rigorosa.
– Avalie com franqueza quais os muros da sua alma que estão derrubados, necessitando de reconstrução urgente pela fé.
– Releia o capítulo 25 de Provérbios e aprenda a blindar as suas emoções contra os impulsos egoístas diários.

Para orar:
Senhor, confesso com tristeza que os muros do meu coração frequentemente desabam pela falta de domínio próprio. Perdoa-me por ceder aos meus instintos e falar ou agir impulsivamente. Vem reinar com poder sobre as minhas emoções, atitudes e pensamentos. Ajuda-me a reconstruir as muralhas da minha alma por meio da atuação santificadora do teu Santo Espírito, fortalecendo o meu caráter. Em nome de Jesus, amém!

A paz do Senhor Jesus, bom dia e bom final de semana com amor, gratidão, humildade, domínio próprio, mansidão, alegria, fé, perseverança, confiança e esperança no Deus vivo, Todo-poderoso, Fiel Amigo e Eterno Salvador!

*Senhor, põe um freio nos meus lábios…"

Att.

✏️Perdeu algum devocional? Acesse: Todos eles no link abaixo
Site: https://ebdinterativa.com.br/
Artigos, Slides, Estudos e muito mais!

É autor, pastor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.

Você pode ter perdido