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Dinâmica Adultos: Igreja x Ação de Resistência

Lição 13: Resistindo às Sutilezas de Satanás

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Resistindo às Sutilezas de Satanás. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Igreja x Ação de Resistência”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Igreja x Ação de Resistência

Objetivos:

Concluir o estudo sobre as sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus.

Enfatizar a ação de resistência que a Igreja deve ter diante dos ataques contra a Igreja de Cristo.

Material:

Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva

Uma sombrinha quebrada

¼ da folha de papel ofício para cada aluno

01 coleção de lápis hidrocor

01 rolo de fita adesiva

Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão

Procedimento:

Dias antes da aula:

Escrever cada um das 11 sutilezas, descritas abaixo,  em ¼ de folha de papel oficio:

A Sutileza da Banalização da Graça

A Sutileza da Imoralidade Sexual

A Sutileza da Normalização do Divórcio

A Sutileza do Materialismo e do Ateísmo

A Sutileza das Ideologias contrárias à Família

A Sutileza da Relativização da Bíblia

A Sutileza do Enfraquecimento da Identidade Pentecostal

A Sutileza do Movimento dos Desigrejados

A Sutileza contra a Prática da Mordomia Cristã

A Sutileza das Mídias Sociais

A Sutileza da Espiritualidade Holística

Na aula:

– Apresentem a sombrinha fechada.

– Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte, mas tem que está aberta.

– Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a igreja, que vem sofrendo ataques do inimigo para atingi-la.

– Agora, distribuam os 11 papéis entre os alunos contendo as sutilezas já descritas acima.

Peçam para que eles leiam cada uma.

– Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, representando que os ataques são externos a igreja.

– Perguntem: O que estes ataques podem causar para a Igreja?

Aguardem as respostas.

– Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem prejudicar a vida daqueles cristãos que estão despercebidos a estas sutilezas, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos.

A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos na vida cristã, para que não fique desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.

– Falem: Mas, o que a igreja pode fazer?

Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.

Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que a igreja  deve fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.

Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência estão na igreja.

Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.

Outras palavras podem ser acrescidas como as citadas na lição.

Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.

A sombrinha fechada ou quebrada indica que a igreja está completamente vulnerável aos ataques do inimigo.

– Leiam  “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).

– Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?

Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.

Isto nos remete ao aspecto de que a igreja não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção contra as investidas malignas.

Ideia original do uso da sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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