Dinâmica Adultos Lição 05: Libertos do Pecado para uma Nova Vida em Cristo
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus. Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Libertos do Pecado para uma Nova Vida em Cristo.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
– Para promover a participação dos alunos, que tal a utilização do método “Estudo de Caso”? Leiam abaixo um pouco sobre o que seja este método.
“Estudo de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto, através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também há possibilidades de utilização.
O Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado, contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento em situação de ensino e aprendizagem.
É recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser estudado, dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo, como também apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto. O Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno”.
(Texto pedagógico – Blog Atitude de Aprendiz – Sulamita Macedo)
Então, utilize este método no item III da lição, apresentando este caso abaixo para análise(vocês podem ler ou apresentar de forma escrita):
“Um amigo seu faz doações para entidades assistenciais e participa de um grupo que prepara e distribui sopa diariamente para moradores de rua. Ele pratica boas obras baseado no amor ao próximo, pois foi ensinado e acredita que por elas será salvo por mérito próprio”.(Por Sulamita Macedo).
Após a análise dos pontos relevantes para a lição, para concluir o estudo do caso acima, vocês devem apresentar o que a Bíblia ensina: somos salvos pela fé em Cristo e as obras devem ser praticadas não como meio para salvação, mas como evidência da salvação que já gozamos.
– A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Que tal utilizar figuras de 03 pés para representar o ato de andar, enfatizando a forma de como andávamos antes de sermos vivificados, de acordo com Efésios 2.1 a 3?
Pé 01: andastes segundo o curso deste mundo
Pé 02: andastes segundo o príncipe da potestade do ar
Pé 03: andastes fazendo a vontade da carne e dos pensamentos
– Para concluir, sugiro a aplicação da dinâmica “Fui Liberto!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a finalidade da morte de Jesus Cristo – salvar a humanidade, livrando-a do pecado.
Material:
02 correntes feitas com papel
Procedimento:
– Escolham um aluno e uma aluna e falem que eles vão representar a humanidade.
– Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
– Coloquem as correntes nas mãos do aluno e da aluna, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
– Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
– Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
– Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
– Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
– Nesse momento, o aluno e a aluna devem retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
– Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
Por Sulamita Macedo.
Fonte.Atitude de Aprendiz