Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Apresentem um mapa para mostrar a localização de Gilgal, Betel, Jericó e do rio Jordão, que são citadas na narrativa bíblica da leitura em classe.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
– Perguntem: O que significa a expressão proferida por Elizeu: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”(II Rs 2. 9)?
Aguardem as respostas. Observem atentamente cada resposta e anote-as no quadro branco. Acrescentem outras informações, se necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Imagem Refletida”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa.
– Método audiovisual: 03 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, as respostas dos alunos e ixar o mapa;
– Participação dos alunos na aula;
– Método de Perguntas e Respostas;
– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Imagem Refletida
Objetivo: Refletir sobre o legado de Elias para seu sucessor e para os líderes atuais.
Material:
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho ou vidro
Papel ofício cortados em pedaços
Procedimento:
– Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de líderes. Esta lição enfatiza o exemplo do profeta Elias para seu sucessor Elizeu.
– Apresentem os dois espelhos e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.
– Perguntem: Qual espelho representa a imagem de Elias para Elizeu? Por quê?
– Depois, falem que Elizeu, discípulo de Elias, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo, refletindo até uma imagem ampliada do seu Mestre.
– Pequem os dois espelhos e falem:
O que nossos líderes estão refletindo?
O que estamos refletindo, como líderes?
– Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
– Para concluir a aula, distribuam dois pedaços pequenos de papel ofício e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem ou de seus líderes; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa cartolina, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.
– Agora, limpem o espelho embaçado e perguntem: Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?
Aguardem as respostas.
– Para concluir, enfatizem os pontos do legado de Elias.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz