Dinâmica Adultos Lição 06: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor

Dinâmica: Imagem Refletida

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

– Apresentem um mapa para mostrar a localização de Gilgal, Betel, Jericó e do rio Jordão, que são citadas na narrativa bíblica da leitura em classe.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Perguntem: O que significa a expressão proferida por Elizeu: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”(II Rs 2. 9)?

Aguardem as respostas. Observem atentamente cada resposta e anote-as no quadro branco. Acrescentem outras informações, se necessário.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Imagem Refletida”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa.

– Método audiovisual: 03 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, as respostas dos alunos e ixar o mapa;

– Participação dos alunos na aula;

– Método de Perguntas e Respostas;

– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

Dinâmica: Imagem Refletida

Objetivo: Refletir sobre o legado de Elias para seu sucessor e para os líderes atuais.

Material:

01 espelho limpo

01 espelho embaçado(sujo)

01 flanela

01 limpador de espelho ou vidro

Papel ofício cortados em pedaços

Procedimento:

– Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de líderes.  Esta lição enfatiza o exemplo do profeta Elias para seu sucessor Elizeu.

– Apresentem os dois espelhos e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.

– Perguntem: Qual espelho representa a imagem de Elias para Elizeu? Por quê?

– Depois, falem que Elizeu, discípulo de Elias, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo, refletindo até uma imagem ampliada do seu Mestre.

– Pequem os dois espelhos e falem:

O que nossos líderes estão refletindo?

O que estamos refletindo, como líderes?

– Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

 – Para concluir a aula, distribuam dois pedaços pequenos de papel ofício e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem ou de seus líderes; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa cartolina, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.

– Agora, limpem o espelho embaçado e perguntem: Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?

Aguardem as respostas.

– Para concluir, enfatizem os pontos do legado de Elias.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: