Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Adultos Lição 06: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor

Dinâmica: Imagem Refletida

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Profeta Elias e Eliseu, seu Sucessor, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

– Apresentem um mapa para mostrar a localização de Gilgal, Betel, Jericó e do rio Jordão, que são citadas na narrativa bíblica da leitura em classe.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Perguntem: O que significa a expressão proferida por Elizeu: “Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”(II Rs 2. 9)?

Aguardem as respostas. Observem atentamente cada resposta e anote-as no quadro branco. Acrescentem outras informações, se necessário.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Imagem Refletida”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa.

– Método audiovisual: 03 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, as respostas dos alunos e ixar o mapa;

– Participação dos alunos na aula;

– Método de Perguntas e Respostas;

– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

Dinâmica: Imagem Refletida

Objetivo: Refletir sobre o legado de Elias para seu sucessor e para os líderes atuais.

Material:

01 espelho limpo

01 espelho embaçado(sujo)

01 flanela

01 limpador de espelho ou vidro

Papel ofício cortados em pedaços

Procedimento:

– Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de líderes.  Esta lição enfatiza o exemplo do profeta Elias para seu sucessor Elizeu.

– Apresentem os dois espelhos e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.

– Perguntem: Qual espelho representa a imagem de Elias para Elizeu? Por quê?

– Depois, falem que Elizeu, discípulo de Elias, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo, refletindo até uma imagem ampliada do seu Mestre.

– Pequem os dois espelhos e falem:

O que nossos líderes estão refletindo?

O que estamos refletindo, como líderes?

– Trabalhem com a turma o conteúdo dos itens da lição, observando sempre como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.

 – Para concluir a aula, distribuam dois pedaços pequenos de papel ofício e solicitem aos alunos para destacarem um ponto positivo e um negativo da liderança que eles exercem ou de seus líderes; não precisa de identificação dos nomes dos alunos; colem numa cartolina, separando-os em duas colunas; o grupo deverá identificar quais características precisam melhorar ou aquelas que necessitam continuar.

– Agora, limpem o espelho embaçado e perguntem: Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?

Aguardem as respostas.

– Para concluir, enfatizem os pontos do legado de Elias.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...