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Dinâmica Jovens Lição 08: Naum: Até onde vai a Paciência de Deus

Dinâmica: Paciência...

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- EBD INTERATIVA -

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Naum, o sétimo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título Naum: Até onde vai a Paciência de Deus.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Naum: Até onde vai a Paciência de Deus.

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa para mostrar o império assírio.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

Se possível apresentem algumas imagens(figuras) das ruínas da cidade de Nínive(norte do Iraque).

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Paciência…”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa e figuras;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição, mapa e figuras;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Paciência… 

Objetivo: Exercitar a tolerância com o próximo.

Material:

– 03 palavras digitadas: SENHOR, VINGANÇA e CONTRA

– 01 texto(veja abaixo no procedimento).

Procedimento:

– Dividam a turma em dois grupos.

– Entreguem para o grupo 01 a palavra VINGANÇA, para o grupo 02 a palavra CONTRA. Todos deverão saber quais as palavras do seu grupo como também do outro grupo.

– Falem: Será lido agora um texto e quando for lida a palavra que vocês receberam, o grupo deverá ficar em pé imediatamente e depois sentar-se. Quando for lida palavra SENHOR todos deverão ficar em pé(se sua classe não for dentro do templo, os alunos podem bater palmas ao invés de ficar em pé).

Texto para leitura: Naum 1. 2, 3 e 9

“O SENHOR é um Deus zeloso e que toma VINGANÇA; o SENHOR toma VINGANÇA e é cheio de furor; o SENHOR toma VINGANÇA CONTRA os seus adversários e guarda a ira CONTRA seus inimigos.

O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Que pensais vós CONTRA o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”.

– Comecem a ler o texto e parem após a leitura do primeiro versículo e falem: acho que alguém não entendeu ou não teve atenção, foi só um ensaio. Mas, vamos recomeçar.

Então, reiniciem a leitura e observem o comportamento dos alunos com relação a tolerância ao colega que não está realizando a ação de forma rápida ou até mesmo porque não está atento ou não prestou atenção as orientações dadas no início da dinâmica. Não corrijam nenhuma atitude, mas continuem lendo o texto até o final.

– Agora, trabalhem com os alunos as seguintes ideias:

Estar pronto para praticar algo é necessário conhecer a orientação e obedecer.

Estar atento para ouvir se o comando é para você e para o grupo.

Ser tolerante com o colega que não apresentou a atenção aos comandos.

Até que ponto a tolerância pode continuar?

Há alguém que está cometendo erro de forma deliberada ou não, como proceder?

Há alguém que errou no início e depois desistiu?

Há alguém que, mesmo cometendo erros no início, depois procurou ter atenção as regras e obedeceu?

– Agora, façam relação dessas ideias com a situação dos ninivitas e também a nossa realidade hoje e depois falem sobre a misericórdia de Deus para conosco e que a porta da graça hoje está aberta, mas haverá um tempo que será fechada e será tarde demais para o arrependimento.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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