Dinâmica Jovens Lição 11: Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra
Dinâmica: A Nova Jerusalém
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra depois de “O Reino do Messias: O Milênio”.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem a dinâmica “A Nova Jerusalém”, quando vocês abordarem sobre a Nova Jerusalém(item II da lição)
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.
Material:
Palavras e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitem as características separadas das respostas e referências
Separem cada uma delas
Depois digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante a aula:
– Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
– Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora, conhecermos suas características?
– Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente e deixem marcado.
– Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito), sem as respostas e as referências.
Obs: Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as respostas.
Arquiteto/construtor): Deus(Hb 11.10)
Fundamento: 12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato: Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho: 12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares: Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais: Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo: O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores: os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada: A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro: Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça: De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio: Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as folhas das árvores serão para saúde das nações
Trabalho: Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
– Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as características sejam identificadas.
– Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como consequência morar na Nova Jerusalém.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz