fbpx

Dinâmica Lição 02: Quem Era Jó

Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade.

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Quem Era Jó.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apliquem a dinâmica “Jó – Ter e ser: eis a questão!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jó – Ter e ser: eis a questão!

Objetivo: Estudar sobre o personagem Jó, através de 02 palavras: TER e SER.

Material:

02 cartolinas

01 pincel atômico

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

– Coloquem as 02 cartolinas lado a lado, diante da classe.

– Falem: Vamos estudar na aula de hoje sobre o personagem bíblico Jó. À medida que formos explanando o conteúdo, vamos preencher nestas cartolinas palavras que se refiram a TER ou SER.

– Então, escrevam a palavra TER numa cartolina e SER na outra.

– Orientem que:

TER: faz referência a bens materiais

SER: faz referência a valores éticos, morais, espirituais, relacionamentos.

– Falem: Fiquem atentos, porque precisamos preencher vários itens.

– Ao final da aula, enfatizem que Jó era um personagem que possuía muitos bens materiais, mas não relegava os bens referentes ao “ser”. Sua prosperidade era dupla.

– Falem: Muitas pessoas dão ênfase ao TER mais que ao SER.  Que tal exercitar o equilíbrio?

Por Sulamita Macedo.

Fonte. Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: