Dinâmica Lição 06: Paulo no Poder do Espírito
Dinâmica: No Poder do Espírito Santo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: Paulo no Poder do Espírito, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Apresentar o recurso Pedagógico: Mapa da primeira e segunda viagens missionárias do apóstolo Paulo.
Mapa é um recurso pedagógico e torna a apresentação documentada.
– Depois, para concluir o estudo, apliquem a dinâmica “No Poder do Espírito Santo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco e material da dinâmica; 02 mapas;
Material da dinâmica;
– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações; apresentação de 02 mapas;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: No Poder do Espírito Santo
Objetivo:
Refletir sobre o crescimento da Igreja, através da expansão do evangelho no poder do Espírito Santo.
Material:
Os numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro branco ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel atômico
01 figura do globo terrestre
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Acabamos de estudar sobre a evangelização realizada pelo apóstolo Paulo movido pelo Espírito Santo.
– Fazendo uma pequena retrospectiva sobre a descida do Espírito Santo, perguntem: Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se que os alunos falem que eram quase 120 pessoas(Atos 1.15).
– Falem:
Estas quase 120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral 120).
Neste mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000), após o discurso de Pedro. E assim a Igreja foi aumentando.
Leiam, Atos 2. 37 a 41.
– Falem: No início da igreja eram quase 120, depois mais 3000 e eu(dizer seu nome) também faço parte dela, e … (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
– Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu também faço parte dela, e…(falar os nomes dos colegas da direita para a esquerda).
À medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.
– Apresentem um globo terrestre ou uma figura dele, colocando no quadro.
– Falem, apontado para o globo: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a Igreja naquele dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem milhares fiéis em todo o mundo, devido a expansão do evangelho através do apóstolo Paulo para o mundo gentio.
– Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu devo cumprir o Ide de Jesus e falar da salvação, movido pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz