Dinâmica Lição 07: O Ministério de Profeta

Dinâmica: Mensagem

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 –   Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Falem: Começamos a estudar sobre os dons Ministeriais. Domingo, estudamos sobre o ministério de Apóstolo. Hoje, lição 07, vamos aprender sobre o ministério de Profeta. Trabalhem este tema, seguindo os itens abaixo:

– Profeta no Antigo Testamento:

Nomes de profetas do AT

Tipos e finalidades da mensagem

Ofício

Perseguição

– Profeta no Novo Testamento:

Atuação do profeta junto ao Apóstolo

Liderança da igreja do 1º. Século

Ofício

– Ministério Profético na atualidade

– Verdadeiros e falsos profetas.

– Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

– Para finalizar a aula, realizem a dinâmica “Mensagem”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mensagem

Objetivo: Finalizar o estudo sobre o dom de Profeta.

Material:

Palavras digitadas e recortadas: confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Coloquem as palavras no centro do círculo.

– Leiam em voz alta cada palavra.

– Falem: Estas palavras fazem referência ao tema da lição.

– Solicitem que cada aluno escolha duas palavras dentre as indicadas abaixo e forme uma frase sobre o tema estudado.

Confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.

– Todos os alunos devem participar. Se houver alguém com dificuldade, procurem ajudá-lo para que se sinta participante da atividade.

– Finalizem, lendo Mateus 24.04: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Falem sobre discernimento espiritual que devemos ter, para não sermos enganados.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: