Jovens Dinâmica: Diferentes atitudes

Lição 04: Desafiando a Deus no deserto

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Desafiando a Deus no deserto. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Utilizem a dinâmica “Diferentes atitudes”, quando vocês trabalharem o item II da lição.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Diferentes atitudes

Objetivos:

Contextualizar com a vida dos alunos a temática que trata das atitudes positivas e negativas dos espias sobre uma mesma situação.

Utilizar a metodologia ativa de aprendizagem, com uma ação individual na exibição de parte de 01 filme sobre Moisés, antes da aula.

Material:

Parte de 01 filme sobre Moisés(detalhes no procedimento)

Celular ou notebook dos alunos

Procedimento:

Dias antes da aula:

– Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para que eles assistam parte de um filme sobre Moisés., que se refere ao retorno dos espias da terra prometida.

Vocês podem enviar o link para os alunos e indicar qual a minutagem em que está a parte que eles precisam assistir.

No dia aula:

– Peçam para que os alunos relatem o que viram no episódio que se refere ao retorno dos espias.

– Depois, os alunos devem refletir sobre as diferentes atitudes dos 12 espias ao relatar o que viram sobre a terra prometida, gerando dúvida ou confiança naqueles que escutaram suas falas.

A atitude positiva de 02 espias – Josué e Calebe

A atitude negativa dos 10 espias

– Falem: Vocês viram no filme e analisaram duas posições divergentes diante de um mesmo fato.

Isto também pode acontecer conosco, participantes da jornada cristã: uns que duvidam ou não, desanimam ou não, são confiantes ou não etc.

– Coloquem num quadro 01 sinal de adição, representando atitudes positivas, e 01 de subtração, representando atitudes negativas.

– Agora, trabalhem com os alunos que atitudes podem ser escritas nas duas situações referentes a vida deles diante de uma dificuldade ou não.

– Depois, trabalhem outros pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?