Jovens Dinâmica: Semente da Fé

Lição 05: O Segundo Sinal: A Cura do Filho do Oficial

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Segundo Sinal: A Cura do Filho do Oficial. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Apliquem a dinâmica Semente da Fé”, quando vocês falarem sobre o item III.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Semente da Fé

Objetivo:

Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé como um grão de mostarda”.

Enfatizar a importância de exercitar a fé.         

 Material:

01 envelope de sementes da mostarda.

Observações:

 – Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.

– A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por cima dela outro pedaço de durex.

Procedimento:

– Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

– Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.

A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por cima dela outro pedaço de dure

– Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.

– Leiam: Mc 4.31 e 32.

“É como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.

– Para finalizar, falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua palavra.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?