Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica Lição 01: Tiago – Fé Que Se Mostra Pelas Obras (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica

– Capa:

O que vemos? Uma criança em situação de necessidade de alimento, que foi suprida por alguém.

O que isto tem a ver com o tema?
A prática da compaixão pelo próximo. Leiam Tg 2. 15 a 17: “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.

– Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre – apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler o Texto Áureo.

7 – Agora, iniciem o estudo da lição 01: Tiago – Fé Que Se Mostra Pelas Obras
Antes da aula:
– Façam uma cópia da Epístola de Tiago, escrevam a data 45 a 49 d.C., e o local de onde foi escrita – Jerusalém e coloquem dentro do envelope.
Remetente: Tiago
Destinatário: As Doze Tribos

Durante a aula:
– Apresentem o envelope para a turma e falem que nesta carta há uma informação muito importante para a turma. Mas, abriremos o envelope daqui a pouco.
– Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
– Solicitem que os alunos abram a Bíblia na Epístola de Tiago. Falem que o estudo deste trimestre será sobre esta carta, enfatizando o tema da Fé e as Obras.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Tg 2.17: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 05 e conclamem para que os alunos leiam esta carta durante esta 1ª semana de aula.
– Agora, peguem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
– Depois, falem sobre os propósitos da carta e atualidade do tema para nós cristãos do século XXI.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Fé e Obras”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Fé e Obras

Objetivo: Refletir sobre “a fé sem as obras é morta”.

Material:
05 folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul, amarela, rosa e branca.


Procedimento:
– Apresentem para os alunos as 05 cores(papel ofício ou cartolina nas cores citadas no item material.
– Falem para os alunos que as 05 cores representam necessidades daquele grupo.
– Peçam para que os alunos especifiquem quais são essas necessidades, que podem ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.
– Escrevam no quadro de giz ou numa cartolina o que representa cada cor, por exemplo: verde – alegria, branco – saúde, etc.
– Distribuam a folha verde para alguém alegre, a folha branca para alguém que está gozando saúde e assim por diante.
– Chamem essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai perguntar: Quem está precisando de alegria, de saúde etc?
 A folha deve ser dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve acontecer com todas as folhas.
– Agora, perguntem:
Alguém ficou sem uma cor que necessitava?
Caso negativo, isto é, se todos receberam, é porque houve atitude de quem possuía em compartilhar com o outro que não tinha.
Caso positivo, isto é, se alguém não recebeu, é porque não houve uma partilha justa de quem possuía com quem necessitava.
– Para concluir, falem: Nesta partilha de necessidades, que acabamos de realizar, apenas 05 pessoas possuíam as cores e a grande maioria precisava delas, mas suas necessidades foram supridas.
Na Igreja, na família ou não, as necessidades podem ser outras e para supri-las, os cristãos precisam mostrar que a fé e obras devem andar juntas, apresentando atitudes de uma vida cristã genuína, através do amor expresso em atitudes com o próximo, demonstrando que a fé sem obras é morta, conforme Tg 2.17.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico

 Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia

É muito comum fazer avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 – Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura e

explicar.

5 – Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia da avaliação.
7 – Desenhar um acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 – Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a turma.
10 – Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam tocar).


Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...