Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jovens Lição 2: Adão e Eva: Querendo ser como Deus

Data: 10 de Abril de 2022

TEXTO PRINCIPAL

Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gn 3.5).

RESUMO DA LIÇÃO

Mesmo sendo criado sem pecado, o primeiro casal cedeu à tentação e desejou ser como Deus.

LEITURA DA SEMANA

SEGUNDA — Gn 2.16,17

Um mandamento simples

TERÇA — Gn 3.1

A conversa da desobediência

QUARTA — Gn 2.17

Uma morte anunciada

QUINTA — Gn 5.5

A morte concretizada

SEXTA — Os 11.9

Deus não mente

SÁBADO — Is 43.10

Não há outro Deus

OBJETIVOS

  • COMPREENDER que Deus deu uma orientação para Adão e Eva;
  • EXPLICAR que Satanás colocou em dúvida o que Deus havia falado para o primeiro casal;
  • EXPOR o custo da desobediência de Adão e Eva.

INTERAÇÃO

Professor(a), na lição deste domingo estudaremos o capítulo três de Gênesis. Nele encontramos um dos relatos mais tristes da história da humanidade: a Queda de Adão e Eva. Mas Deus não foi pego de surpresa com o pecado do primeiro casal, pois as Escrituras Sagradas afirmam que desde a fundação do mundo a morte redentora de Jesus, pela salvação da humanidade, já havia sido determinada (Ap 13.8).

O primeiro casal pecou de modo deliberado contra Deus ao desobedecer a uma única restrição. Contudo, o Criador não o deixou entregue a sua própria sorte. Ele providenciou a sua redenção.

Por intermédio da história de Adão e Eva, podemos ver que as consequências que vieram sobre eles, ao cederem à tentação, foram as piores possíveis. Uma delas foi o sentimento de culpa, algo novo e terrível para o primeiro casal que havia sido formado sem pecado, no estado de inocência.

Que estejamos sempre alertas e vigilantes, sabendo discernir tudo que vem do Inimigo para que não venhamos sucumbir diante das tentações que temos que enfrentar diariamente.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos seus alunos o plano de Satanás contra nós. Precisamos estar vigilantes para que não venhamos cair nas muitas ciladas do Inimigo.

O PLANO DE SATANÁS

TEXTO BÍBLICO

Gênesis 3.1-11.

1 — Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 — E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos.

3 — Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 — Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 — Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 — E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 — Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 — E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

9 — E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

10 — E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

11 — E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

INTRODUÇÃO

O tema tentação é apresentado nas Sagradas Escrituras em diversos momentos, e com diferentes pessoas. Nem mesmo o primeiro casal, criado em um estado de perfeição, escapou de ser tentado e de ceder à tentação. Nesta lição, veremos de que forma Adão e Eva, ainda que orientados por Deus, decidiram romper os limites estabelecidos pelo Criador. Os resultados advindos dessa decisão foram nefastos para o homem e para a natureza, e perduraram até os nossos dias. Assim como o primeiro casal, estamos sujeitos à tentação, mas podemos escolher entre pecar contra Deus ou sermos fiéis a Ele. Desejar ser como Deus e ficar livre da consequência dessa escolha foi a “chave” usada por Satanás para tentar Adão e Eva, e eles se deixaram levar por esse desejo.

I. UMA ORIENTAÇÃO DADA PELO PRÓPRIO CRIADOR

1. A criação. A Palavra de Deus nos mostra que antes do Eterno criar o primeiro casal, o mundo tinha forma e os animais já existiam (Gn 1.14-23). Deus não apenas trouxe ordem ao caos existente, mas também preparou um local devidamente adequado para que o homem e a mulher pudessem viver sem padecer qualquer necessidade (Gn 2.8-15). O homem não foi criado no jardim, mas foi ali colocado por Deus não apenas para cuidar dele, mas também para guardá-lo (Gn 2.15).

Adão estava cercado de animais e desfrutava da companhia de Deus, mas o próprio Senhor afirmou: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Então, o Senhor, da costela do homem, formou aquela que seria a ajudadora de Adão, a sua outra metade (Gn 2.18). Esta verdade bíblica nos mostra que há uma forte ligação afetiva e emocional entre o homem e a mulher. Essa ligação afetiva foi planejada por Deus para o casal, por isso Satanás sempre vai tentar destruí-la com suas muitas propostas enganosas.

2. Criados sem pecado. O primeiro casal foi formado sem pecado, no estado de inocência. Adão e Eva foram criados para não morrer. As Escrituras nos mostram que desde o princípio, Deus preparou o melhor para a humanidade. Assim como o primeiro casal, ali no Éden, o Senhor deseja que tenhamos provisão, proteção e a presença dEle.

3. Uma única restrição. A única restrição que Deus determinou ao casal foi não comer do fruto que procedia da árvore que Ele chamou de “árvore da ciência do bem e do mal” (Gn 2.16,17). Não nos é dito, no livro de Gênesis, o formato, a aparência ou o tamanho desse fruto, nem dessa árvore, mas entendemos que o primeiro casal sabia onde ela estava e como era a sua aparência e fruto. Deus foi bem enfático ao afirmar que o homem jamais poderia comer da árvore da ciência do bem e do mal. Adão e Eva entenderam as orientações que o Eterno lhes dera.

Deus não criou robôs programados para obedecerem incondicionalmente a qualquer ordem, sem poderem refletir no que iriam fazer ou deixar de fazer, e nas consequências de suas ações. Adão e Eva tinham autonomia para obedecerem a Deus ou rebelar-se contra Ele.

SUBSÍDIO I

Professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte indagação: “Como Eva poderia ter resistido à tentação? Seguindo as mesmas diretrizes que podemos seguir. Primeiro, precisamos compreender que ser tentado não é pecado. Não cometemos pecado até o momento em que cedemos à tentação. Então, para resistir à tentação, precisamos: (1) orar, pedindo para resistir; (2) correr, algumas vezes literalmente; e (3) dizer ‘não’ quando confrontados com o que sabemos ser errado. Tiago 1.12 nos conta as bênçãos e recompensas para aqueles que não cederem à tentação.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD. p.9).

II. SERÁS COMO DEUS

1. A dúvida. Um dos maiores problemas no tocante à tentação é o fato de que ela não apenas serve de isca para o pecado, mas coloca em xeque o que pensamos a respeito de Deus. Muitas vezes, diante de uma necessidade, a dúvida aparece e pensamos: “Deus realmente vai suprir minhas necessidades?”. Ou diante de uma situação perigosa questionamos: “O Senhor vai mesmo me livrar e proteger?”.

A Palavra de Deus afirma que Satanás se aproximou de forma sorrateira da mulher, e começou a conversar com ela por meio da serpente. Esse animal certamente já era conhecido do primeiro casal, e por isso, não deve ter despertado espanto quando se aproximou e iniciou a conversa.

A dúvida semeada pela serpente na mente e no coração de Adão e Eva foi a respeito do que Deus havia falado: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. A mulher respondeu que, exceto uma, as demais árvores lhes eram permitidas (Gn 3.2). Contudo, a serpente continuou falando de modo astuto e afirmou ao casal: “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gn 3.5). As palavras do Diabo foram diretas ao coração de Eva: era como se Deus não quisesse abençoar o primeiro casal com uma sabedoria especial e, mais ainda, com a possibilidade de eles serem como o próprio Criador. O Inimigo semeou no coração de Eva o mesmo sentimento pelo qual foi expulso do Céu (Is 14.14). Da mesma forma que ocorreu a queda do ser que fora criado para glorificar a Deus, caíram também o homem e a mulher.

2. “Se abrirão os vossos olhos”. A serpente fez Eva acreditar na possibilidade de obter um conhecimento extraordinário sem esforço algum. Saber mais do que era preciso, no caso do primeiro casal, não estava atrelado a possuir um conhecimento diferenciado para a vida, e sim ao ato de desobedecer ao que Deus havia determinado. Não é pecado buscar o conhecimento. A Palavra de Deus nos convida a buscar a sabedoria e o conhecimento (Pv 4.7). Entretanto, ela nos adverte a que não nos apoiemos somente na nossa própria experiência, mas que aprendamos a confiar no Senhor (Pv 3.5). Deus tem prazer em partilhar conosco os seus segredos, mas há coisas que não nos é reservado saber.

3. “Sereis como Deus”. Satanás, ao tentar Eva, diz que ela e o marido seriam como Deus. Mas em que aspecto? Na glória que Deus manifestava, ou no seu poder criador? Em nenhum dos atributos de Deus. Satanás ofereceu a eles uma promessa falsa, a de saber a diferença entre o bem e o mal. O que eles receberam foi justamente o que Deus disse que aconteceria caso fossem desobedientes: a morte. O pai da mentira iniciava, assim, o seu projeto para destruir a obra prima de Deus.

SUBSÍDIO II

“Satanás utilizou-se de um motivo para tentar Eva: ‘Você será como Deus’. Eva não estava errada em querer ser como Deus. Tornar-se mais parecido com Deus é o maior objetivo da humanidade. Deveríamos ser assim. Mas Satanás enganou Eva no que diz respeito ao modo de alcançar este objetivo. Ele alegou que ela poderia parecer-se com Deus desafiando a autoridade dEle, tomando o seu lugar e decidindo por si mesma o que era melhor para a sua vida. Na verdade, ele a instruiu a ser seu próprio deus.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.9).

III. O CUSTO DA DESOBEDIÊNCIA

1. O afastamento de Deus. A primeira ação de Adão e Eva, depois de desobedecerem a Deus, foi tentar se esconder da presença dEle (Gn 3.8). Em sua onisciência, o Senhor já sabia do ocorrido, no entanto Ele não perguntou a Adão: “Por que você pecou?”. O Criador perguntou: “Onde estás?”. Deus sabia onde eles estavam, mas desejava dar ao casal a oportunidade para que entendessem o que fizeram. O “onde estás” representava uma posição de afastamento da presença de Deus. O Senhor não chamou Eva, mas chamou Adão, pois ele era o responsável pelo jardim, por sua esposa e, juntamente com ela, por obedecer às orientações que havia recebido de Deus.

2. Problemas entre o casal. Com a desobediência por parte do casal, também veio o primeiro desentendimento entre eles. Adão, questionado por Deus por sua desobediência, aponta para sua esposa como a fonte que o induziu ao erro (Gn 3.12). É curioso como ele tentou transferir a culpa do seu erro para outra pessoa, sendo que ele mesmo não se opôs à proposta de desobedecer a Deus. Não raro, temos a tendência de buscar um culpado para a nossa própria torpeza. Acabamos surpreendidos pelo confronto de nossa consciência e da voz de Deus, e a primeira coisa que fazemos é arrumar uma pessoa ou uma situação para justificar nossa falha.

Por sua vez, Eva, questionada também por Deus, aponta para a serpente como a raiz da sua desobediência. Tanto Eva quanto Adão não entenderam que eram responsáveis por suas atitudes, e que por mais que fossem incentivados por elementos externos a pecarem, eles eram culpados por escolher e colher os resultados de suas ações.

Adão e Eva se esqueceram dos momentos com Deus, das riquezas do jardim, do convívio e das conversas ao fim do dia. Ao dar ouvidos a Satanás, eles se posicionaram em contrariedade ao que conheciam do próprio Deus, mesmo que de forma inconsciente.

3. A morte como consequência. O que o Inimigo não disse, foi o preço que o casal pagaria pela desobediência: a morte. Satanás conseguiu, em poucas palavras, perverter no coração do primeiro casal toda a orientação que Deus dera. Isso nos mostra que temos a inclinação de questionar o que Deus disse, e uma vez questionando, crer que é possível ultrapassar os limites por Ele propostos, sem ver lá na frente, as consequências. Muitas vezes, não apenas questionamos o que foi falado por Deus, mas também desprezamos o que Ele delimitou como consequências para os nossos atos. A busca pelo conhecimento jamais será vista como um mal. O que Satanás ofereceu a Adão e Eva foi um pseudoconhecimento.

Obedecer a Deus é uma escolha nossa, e é sempre a melhor decisão. Adão e Eva escolheram ouvir a voz do Inimigo, desobedeceram a Deus e as consequências dessa decisão trouxeram maldição tanto para eles quanto para a natureza.

SUBSÍDIO III

Professor(a) inicie o tópico pedindo que os alunos citem uma consequência de ceder à tentação. Em seguida explique que “como um Deus santo, Ele só poderia ter respondido de acordo com a sua natureza moral perfeita. Deus não permitiria que o ato de pecar ficasse sem uma punição.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.11).

CONCLUSÃO

O primeiro casal passou pela primeira tentação e não conseguiu subsistir porque preferiu dar mais valor ao que Satanás disse do que ao que Deus havia ordenado. Eles não somente descreram do que o Senhor havia dito, mas também creram que poderiam ser semelhantes a Deus, e que não morreriam. Como vimos, o preço pago pela desobediência nunca compensa a perda da comunhão com Deus e as consequências que se seguirão.

ESTANTE DO PROFESSOR

Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

HORA DA REVISÃO

1. O primeiro casal foi criado com ou sem pecado?

O primeiro casal foi criado sem pecado.

2. Pelo texto sagrado, o homem foi criado no Jardim?

Não. Ele foi criado e colocado no Jardim do Éden.

3. Foi a busca pelo conhecimento que derrubou o primeiro casal?

Não. O que os derrubou foi a desobediência a Deus.

4. O que fizeram Adão e Eva ao serem questionados de sua desobediência?

Tentaram colocar em outra pessoa a culpa pelo seu erro.

5. Cite duas consequências que atingiram Adão e Eva por terem desobedecido a Deus.

Afastaram-se de Deus e se sujeitaram à morte.

 

 

 

Fonte: Estudantes da Biblia

 

 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...