Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Lição 3 – A Mordomia da Alma e do Espírito

3º Trimestre de 2019

ESBOÇO GERAL
I – CONCEITUANDO ALMA E ESPÍRITO
II. A MORDOMIA DA ALMA: “O HOMEM INTERIOR” 
III – A MORDOMIA DO ESPÍRITO

Elinaldo Renovato

O materialista, enganado pela falsa “Teoria da Evolução”, acredita que o homem surgiu “por acaso” e “evoluiu por acaso” e admite que o ser humano apenas tem um corpo com uma mente inteligente, mas não tem alma nem espírito. Para o materialista, a única coisa que se pode provar existente é a matéria, energias físicas e processos físicos. Os materialistas veem a Bíblia como um livro cheio de mitos, estórias e invencionices religiosas. Não acreditam em nada de ordem espiritual. Enquadram-se na categoria de “ímpios” a que se referiu o salmista em sua soberba perante o transcendente. “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus” (Sl 10.4; 53.1).

Ao negar a existência de Deus, o Criador, o materialista nega a existência da alma e do espírito humano. Como só acredita na existência da matéria, para ele o corpo é matéria, o único elemento da constituição do homem. Certamente, quando estiverem diante de Deus no Juízo Final, todos terão a mais terrível decepção e o mais cruel dos arrependimentos, pois não terão mais oportunidade de reconhecer sua soberba. Imaginemos os médicos, os biólogos, os químicos, que estudam a vida e os seres vivos e admitem que o corpo, com sua organização e complexidade, pode ser resultado de um processo aleatório. Preferem ignorar que o acaso nunca produziu nem produz nada que seja organizado e complexo. 

No entanto, para nós, os crentes em Deus, sua Palavra revela-nos a origem de todas as coisas, do Universo, dos seres vivos, da vida e do homem. De acordo com a Palavra de Deus, o ser humano é formado de três partes: “espírito, e alma, e corpo” (1 Ts 5.23). Nessa tricotomia, a parte material, tangível, é o corpo, com sua estrutura extraordinária e complexa chamado de “homem exterior” (ver 2 Co 4.16). A parte interior, intangível, é formada do espírito e da alma, que integram o homem juntamente com o corpo (1 Ts 5.23). 

Assim como vimos no capítulo anterior, no qual falamos sobre a mordomia do corpo, estudaremos a mordomia da alma e do espírito humano neste capítulo, buscando entender o que nos ensina e exorta a Palavra de Deus sobre como tratar do “homem interior” (Rm 7.22; Ef 3.16). Veremos que, se cuidar da mordomia do corpo é difícil em termos espirituais, desenvolver a mordomia da alma e do espírito humano é algo muito mais complexo, pois envolve a fonte dos pensamentos e ideias humanas, que influem e têm reflexos diretos na vida espiritual. Um problema no corpo, de ordem natural ou orgânica, pode ser resolvido com terapias humanas, mas os problemas da alma e do espírito humano exigem soluções de ordem espiritual, que transcendem à visão natural do homem. 

A formação da parte interior do ser, da alma e do espírito foi feita por Deus. Diz a Bíblia: “[…] e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Como foi esse processo? Que fôlego foi esse? De que se constituiu em sua plenitude? Dali surgiu a alma somente ou a alma e o espírito? São a mesma coisa ou são entes distintos? E mais que isso: como se propaga a alma? Não é difícil entender como o corpo humano é gerado no ventre da mãe, sobretudo hoje com os recursos da ultrassonografia moderna. Mas como a alma é “gerada”? Como se multiplica? E o espírito? Ele difere da alma ou é sinônimo dela? Como a alma “entra” no embrião? 

O cristão não é obrigado a conhecer todos os detalhes acerca da alma, sua origem, formação e natureza, mas a mordomia da alma e do espírito do homem necessita, antes de tudo, da fé em Deus e da presença dEle em sua vida, de sua entrega incondicional a Cristo Jesus como seu Salvador, bem como a ação poderosa do Espírito Santo agindo na sua mente e pensamentos. São soluções sobrenaturais, que dependem da fé em Deus e em sua Palavra. Meditaremos, assim, nesse importante tema de natureza bíblica e espiritual. 

Texto extraído da obra “Tempo, Bens e Talentos”, editada pela CPAD.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Videoaula – pastor Elienai Cabral

Fonte: Portal Escola Dominical CPAD   

 

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...