fbpx

Metodologia de Ensino-Aprendizagem

Os Professores (a)s da Ebd não depende exclusivamente da memória para aprender, ficando sozinho para resolver os desafios por seus próprios meios, ou seja, as dinâmicas utilizarão experiências já construídas na vida prática e vão em busca de respostas e conceitos no mundo espiritual, social, psicológico e cultural.

 

Essa interação tem um papel fundamental na aquisição de conhecimento. No momento de aprendizagem, o líder propicia situações que ajudam a pessoa a planejar e agir de forma a organizar seus conhecimentos, e lhe oferece espaço para usar a palavra, pois somente compartilhando a palavra com o indivíduo será possível conhecer as bases fundamentais de suas experiências, levando-o a avançar na construção de conceitos doutrinários, sociabilização e de valores morais.
A capacidade de aprender conceitos através de jogos e brincadeiras abre uma possibilidade de decifrar o “enigma” que rodeia cada pessoa. A brincadeira é um momento de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesmo e sobre o mundo.
Eu Fico Indignado ao se deparar com os descasos e a falta de interesse de alguns Professores que não se preocupam , se seus alunos estão desenvolvendo e aprendendo em classe, muitos não se preparam e aos domingos pela manhã joga as suas responsabilidades aos terceiros.
Qual a sua Metodologia de ensino? O Que tens trazido em classe para facilitar o aprendizado ? precisamos rever nossos Conceitos de ensino não bastar ler a lição e decorar, mas é fundamental a participação deles em cada lição envolva-os  mexa-se .
Para um bom começo  use as Dinâmicas de Grupos ,A dinâmica favorece o crescimento pessoal e integração na igreja local, evitando uma posição excessivamente formal dos líderes. Atitude que prejudica a integração do grupo. Propicia ao indivíduo, também, maior conhecimento de si mesmo. Leva a uma aplicação mais adequada dos dons da personalidade. Reforça o senso de responsabilidade, cultiva a tolerância e a aceitação do próximo e desperta o gosto pela atividade em equipe. 

A palavra dinâmica origina-se do vocábulo grego “dynamys”, que significa força. Esta é a parte da mecânica que estuda e calcula os movimentos e pressões exercidos nos corpos. Em sentido figurado, significa energia, atividade.

A dinâmica pode ser utilizada para atingir diferentes dimensões: pessoal, comunitária, grupo, cristã e cultural.
As águas cie um rio, quando represadas e canalizadas, transformam- se em força produtiva a serviço da vida, isto porque o “potencial” destas águas é controlado. Se forem mal controladas, irrompem de forma selvagem, transformando-se em destruição e desolação.
Jesus é o nosso modelo incomparável, e sempre temos o que aprender com seus métodos e mensagens. Como disse Marta: “O Mestre está aí” (João 11:28). 
É privilégio nosso, pelo ensino que transmitimos, mudar vidas hoje imaturas e aparentemente insignificantes, e desenvolvê-las em caracteres marcantes e notáveis. 

 

Um ferreiro aleijado apanhou nas ruas um grupo de quatro meninos aparente¬mente ociosos e que nada prometiam, e passou a ensiná-los pacientemente. Viveu o suficiente para ver tornar-se um deles missionário em terras estrangeiras, outro, membro do gabinete do presidente de sua pátria; o terceiro secretário particular também dum presidente; e o quarto aquele que chegou a ocupar a presidência dos Estados Unidos da América do Norte — Warren G. Harding!

Fonte: Valorizeaebd

AGRADECEMOS!

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]

×