Objetivos do Ensino
Quando queremos viajar, preparar uma refeição especial ou fazer um projeto para nossa casa, costumamos ter objetivos específicos em mente.
Por exemplo:
vamos chegar no Rio de Janeiro no dia 15 de junho; ou, são dez os convidados para o jantar que será servido às 19h00; ou, durante as suas semanas de férias, vamos terminar de pintar a casa por fora. É muito fácil avaliar se atingimos ou não estes objetivos. Obviamente, os objetivos não são alcançados apenas pelo fato de os mencionarmos. E preciso muito planejamento para atingi-los.
No ensino, os objetivos são um tanto semelhantes. O que queremos alcançar com os alunos deve ser o mais específico possível. Devemos poder verificar, no fim da aula, ou da unidade de estudo, se foram atingidos ou não os objetivos formulados.
A. Primeiro, algumas definições:
1. Objetivo — substantivo —
“Alvo ou fim que pretende atingir”
(Novo Dicionário Aurélio).
2. Objetivo —
“Um grupo de palavras descrevendo o plano que o professor tem para o aluno” (Robert F. Mager).
3. “Objetivos de comportamento — são declarações
que descrevem o que os alunos poderão fazer, ao
completar uma unidade prescrita de ensino”
(Kliber, Barker and Miles).
B. Comparando Alvos com Objetivos
Todo material para a Escola Dominical contém, na introdução ou em outro lugar adequado, os alvos. Como professores, nós, geralmente, temos alvos em mente, que podemos apresentar, se alguém indagar a respeito. Muitas vezes, os professores usam alvos e objetivos como sinônimos. Acho que é importante destacar a diferença entre alvos e objetivos.
C. Critérios para escrever objetivos de ensino:
1. Um objetivo deve ser escrito em termos da atuação do aluno. Diz o que esperamos dele?
2. Afirma, em termos observáveis, o que esperamos que os alunos façam. Descreve algo que podemos ver e ouvir o aluno fazer?
3. É específico. Descreve clara e especificamente o que se espera do aluno?
4. Afirma algo sobre as condições dentro das quais se espera que o aluno atue. Indica a condição que vai influenciar a ação do aluno?
5. É medido. Inclui uma afirmação da qualidade do nível do procedimento desejado?
6. Tem sequência em relação aos objetivos prévios e aos que virão depois. Está relacionado em sequência ao que o precedeu e ao que virá depois?
D. Comece a escrever um objetivo com a seguinte declaração:
“Ao terminar esta aula, os alunos poderão . . .”
Comentário: Esta é uma boa forma de iniciar cada objetivo; dá ênfase àquilo que o professor espera que o aluno atinja. E. Após a declaração introdutória, a palavra seguinte
é a chave do objetivo inteiro.
A SALA DE AULA deve ter Atividades e recursos de Aprendizagem mais dever estar e evidencia um Alvo.
Desde de 2001 atuo na área de ensino da ebd posso observar constantemente a falta de preparo nas ministrações em classe de alguns professores que se encontram totalmente perdidos quando não há objetivos no ensino perde-se o foco, não bastar só ler as lições.
deve haver um foco , lembre-se meus claro professores (a)s dedique-se afinco nesta grande obra que Deus lhe confiou .
Prepare-se mais leia mais conteúdos, referente a sua presente lições, prepare seu material de apoio , Elabore seu plano de aula, visite seus alunos ,pegue telefone, e-mail, entre em contato com eles incentive ,o quanto é importante a sua presença na EBD. E NOS DOMINGOS SEJA EXEMPLO CHEGUE CEDO.
Fonte: Valorizeaebd.blogspot