INTRODUÇÃO
O educando é visto como uma pessoa de direitos, que possui inteligência múltiplas sendo o co-autor de sua própria aprendizagem. Atualmente fala-se mais em processos de aprendizagem que se preocupa em como o aluno aprende.
Devemos observar que cada aluno tem as suas particularidades, por isso como diz Agostino “Em essência somos todos iguais, porém devemos respeitar as diferenças”.
O que oferece mais o aprendizado, á dúvida ou a reposta pronta?
Quando o aluno analisa a pergunta a possibilidade de aprendizagem é maior.
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ALUNO:
– Ser respeitado no seu modo de pensar;
– Respeitado nas suas limitações;
– Ser sentir amado, importante;
– Ser integrado na classe, de modo que seja envolvido em tudo.
CORREÇÕES PARA APRENDIZAGEM:
– Domine a sala, não deixe o aluno dominar;
– Interrompa o aluno educadamente, caso ele fale demais;
– Caso o aluno pergunte, devolva ao grupo para interação;
– Caso a pergunta seja impertinente responda curtamente, com retomada rápida;
– Procure eliminar os ruídos da comunicação.
– O professor não pode estar alienado de sua classe, considerando-o aluno somente como um – receptor – de mensagens, mas como alguém que tem uma alma, que tem suas necessidades e, sobretudo, deseja ir para o céu.
ALUNO (DEPARTAMENTO ADULTO)
– Apesar das opiniões definidas, precisamos mostrar pelo nosso conhecimento a importância do que estamos demonstrando;
– Interessante estabelecer debates, coordenando para uma conclusão.
– Cuidando para que o Assunto abordado não venha causar discórdia ao chegar à conclusão do mesmo (visto que os alunos têm que sair da aula pensando de igual modo).
ALUNO (DEPARTAMENTO JUVENIL)
– Precisam de assuntos atualizados, dinâmico;
– Ser estimulados a desenvolver atividades internamente e externamente;
– Ser estimulados a desenvolver a mente, pois a facilidade para pensar e agir é muito grande.
ALUNO (DEPARTAMENTO INFANTIL)
– Quando o assunto é demonstrado através de visuais, cativamos o aluno;
– O assunto precisa ser explanado na linguagem infantil;
– Os alunos precisam de amor;
– Procure ensinar e relembrar os respeitos básicos as pessoas.
– Ensinando e pensando que futuramente, serão eles os professores da EBD, tendo como pensamento a educação para um bom comportamento.
CONCLUSÃO
Dentro da sala de aula o aluno é o mais importante, por isso adapte a sua aula para que o aluno aprenda da melhor forma, busque entender o assunto do ponto de vista do aluno, e mantenha-se atualizado com tudo.
Fontes: Mestres (CPAD) Pr. Marcos Tuler, Pedagogo Esdras Bentho, Claudionor de Andrade entre outros.
2 Comentários
Maravilha!
Ótimo aprendizado vou buscar melhorar