Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

TEXT0 06. COMO JESUS ATRAÍA AS MULTIDÕES

Jesus relacionava a verdade com a vida
Gosto da praticidade e da simplicidade dos ensinamentos de Jesus. Eles são claros, relevantes e aplicáveis. Ele enfatizava a aplicação porque o seu alvo era transformar pessoas, não meramente informá-los de alguma coisa.

Consideremos o Sermão da Montanha, a maior pregação feita até hoje.
Jesus começou a mensagem compartilhando oito segredos para a felicidade genuína. Depois, falou sobre um estilo de vida exemplar, como controlar o temperamento, restaurar relacionamentos e evitar adultério e divórcio.
Ainda falou sobre como manter promessas e praticar o bem, mesmo quando se recebe o mal. Depois disso, ele foi para outros assuntos de aplicações práticas na vida como: dar com a atitude correta, oração, acumular tesouros no céu e como superar as preocupações. Disse que não se deve julgar os outros, recomendou a persistência em pedir a Deus para a satisfação de necessidades e alertou contra os falsos mestres. Jesus concluiu com uma história simples, que mostrava a importância de agir como ele ensinou.

Este é o tipo de pregação que necessitamos na igreja. A mensagem verdadeira não somente atrai multidões, ela muda vidas! Não é suficiente para nós simplesmente proclamarmos que “Cristo é a resposta”. E  necessário mostrar para os sem-igreja como Cristo é a resposta. Sermões que exortam as pessoas a mudar, sem ensinar passos práticos de como conseguir isso, acabam produzindo mais culpa e frustração.

Muitos sermões não proporcionam nada de concreto para o povo. Neles só se reclama de nossa sociedade e há julgamento sobre as pessoas. Eles se prolongam no diagnóstico, mas nada falam sobre o remédio. Este tipo de pregação pode fazer com que os crentes se sintam superiores aos “lá de fora”,
mas raramente mudam alguma coisa. Ao contrário de trazer a luz, somente amaldiçoam as trevas.
Quando vou ao médico, não quero somente ouvir o que está errado comigo, quero que ele me dê alguns passos específicos para a minha melhora. O que as pessoas precisam hoje são menos sermões “deve ser” e mais sermões “como ser”.
Alguns pastores criticam o estilo de pregação “aplicação de vida”, dizendo que ela é superficial, simplista e inferior. Para eles, a única mensagem válida é a didática e doutrinária. Essa atitude dá a idéia de que Paulo era mais profundo que Jesus e que a carta aos romanos é um material mais completo do que o Sermão da Montanha e as parábolas. Eu chamo isso de heresia! 

O tipo mais profundo de ensinamento é aquele que faz a diferença no dia-a-dia das pessoas. Como D. L. Moody disse certa vez:
‘A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas”. Nossa meta é ter um caráter moldado à semelhança do de Cristo.

Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida…” (Jo 10:10). Ele não disse: “Eu vim para que tenham religião”. O cristianismo é vida e não meramente uma doutrina. Jesus era um pregador de aplicação de vida. Quando terminava o seu ensinamento para a multidão, ele sempre queria que eles “fossem e
fizessem o mesmo”.

Uma pregação na semelhança de Cristo é relacionada com o cotidiano e produz mudanças no estilo de vida. Ela muda pessoas porque a Palavra é aplicada onde as pessoas realmente vivem.
Sermões que ensinam as pessoas como viver nunca ficam sem platéia.
Por favor entenda: os sem-igreja não estão pedindo que mudemos a nossa mensagem ou que ela seja diluída, eles pedem somente que nós mostremos a eles a relevância da Palavra. A grande pergunta na mente deles é: “E daí?” Eles querem saber qual a diferença que a nossa mensagem faz.
Descobri que os sem-igreja na América estão bastante interessados na doutrina bíblica quando ela é ensinada de uma maneira prática e importante na vida deles.

Para mim é desafiador e divertido ensinar teologia para os não-crentes sem dizer a eles o que estão aprendendo, fazendo isso sem usar termos teológicos. Preguei uma série de sermões para a multidão sobre encarnação, justificação e santificação, sem ter utilizado nenhum destes termos.
Também preguei mensagens para uma multidão de sem-igreja sobre a obra do Espírito Santo, os atributos morais de Deus, mordomia e até mesmo sobre os pecados mortais.
Não passa de mito que nós iremos comprometer nossa mensagem ao tentar atrair uma multidão.

Jesus certamente não fez isso. Você não deve transformar a mensagem da Bíblia, mas deve traduzi-la em termos que os sem-igreja possam entender.

Fonte: Pr. Rick Warren – Livro: Uma Igreja com Propósitos

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...