Adolescentes Lição 11: Sociedade e Trabalho
Adolescentes – Currículo do Ano 2: Vivendo em Sociedade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Sociedade e Trabalho.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair
Objetivo: Refletir sobre as atitudes quanto a realização de sonhos individuais.
Material:
01 bexiga( balão de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
– Entreguem 01 bexiga vazia.
– Depois solicitem que encham a bola e deem um nó para o ar não escapar.
Enfatizem a importância do esforço pessoal para realização dos sonhos e projetos pessoais na simbologia da ação de encher a bexiga, isto é, empreender esforço para concretização das metas.
– Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que as bolas caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
– Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola e perguntem o que significa:
A expressão “não deixar a bola cair” em relação ao sonho que almejam.
– Depois que vocês falarem sobre a importância de ter projetos pessoais e o estabelecimento de metas e ações para o alcance destes planos, neste caso da lição de hoje, com realização a profissão e mercado de trabalho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macêdo.