Dinâmica Lição 09: O Retorno Triunfal de Cristo
Dinâmica: Ainda há tempo!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Retorno Triunfal de Cristo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “O Retorno Triunfal de Cristo” depois de “A grande Tribulação para os judeus”
– Para dar continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ainda há tempo!”
– Depois perguntem: A que se refere o evento escatológico “O Retorno Triunfal de Cristo”?
Aguardem as respostas, escrevendo-as numa cartolina e reservem para o final da aula.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o conhecimento prévio.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Agora, no final apresentem a cartolina com as repostas dos alunos(do início da aula) e perguntem: E agora, o que podemos acrescentar ou modificar depois que estudamos sobre o tema?
Aqui está sendo realizada uma atividade avaliativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento escatológico;
Cartolina para as respostas dos alunos(pergunta sobre retorno triunfal de Cristo)
Material da dinâmica;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo e cartolina com as respostas dos alunos.
– Método de Perguntas e Respostas;
– Conhecimento Prévio;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Ainda há tempo!
Objetivos:
Refletir sobre atitudes negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.
Promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.
Material:
01 mesa
01 lixeira
01 caixa dourada
02 pedaços de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa a caixa dourada e uma lixeira.
– Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.
– Peçam para que os alunos escrevam:
Ações negativas que interferem a vida do cristão.
Ações positivas que já existem e que precisam ser reforçadas
Observação: Não é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.
– Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.
– Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se referir a coisas positivas deve ser colocado na caixa dourada e o que for negativo deve ser colocado na lixeira.
– Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável para o salvo deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus. Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42). Sendo assim, sendo arrebatados, poderemos participar da vinda triunfal de Cristo em glória.
– Falem: É sobre a vinda triunfal de Cristo em glória o tema da aula de hoje. Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz
Agradecemos! Deus abençoe sempre!
Amei essas dicas! Deus abençoe! 🤗🙏